Fui Ser Viajante

Para onde viajar em janeiro no Brasil?

Compartilhar

Se a pergunta é para onde viajar em janeiro no Brasil, a primeira resposta de muita gente será, com certeza, sinônimo de praia e sol. O mês é o auge do verão no hemisfério sul e, por isso, fica quase impossível fugir do calor quando a gente pensa nas viagens pelo Brasil.

Se você gosta da estação, o melhor a fazer, então, é se render ao combo sol e mar. Aproveite esse mês ensolarado para curtir algum dos destinos litorâneos do nosso país, que são os mais procurados nesta época.

Vale somente lembrar que estamos falando de um país onde a maioria da população ama sol e calor, então é quase impossível achar praias vazias em janeiro no Brasil.

Leia também: Como comprar passagem aérea mais barato!

Os destinos praieiros estão em alta temporada (sol + férias escolares), então os preços sobem um pouco e os destinos de praia ficam mais lotados de turistas.

Outra boa opção para quem quer viajar em janeiro no Brasil para se refrescar são os destinos de cachoeira. Geralmente esses destinos tem menos procura que as praias, e de bônus você pode fazer trilhas e ter um forte contato com a natureza.

Leia também:
+ Para onde viajar em outubro no Brasil
+ Cidades românticas para conhecer no Rio de Janeiro
+ 5 destinos para fugir do calor no Brasil
+ Cidades românticas para conhecer em São Paulo
+ 107 frases de viagem para arrasar na legenda das fotos!

Mas claro que nem todo mundo gosta de calor, muito menos da lotação dos destinos de praia no verão. Então também separamos dicas para quem quer dar uma escapadinha dos destinos clássicos de verão e aproveitar lugares com o clima um pouco mais agradável, longe do agito que toma conta das praias.

Para onde viajar em janeiro no Brasil?

Destinos para viajar em janeiro no Brasil: Praias

– Morro de São Paulo (Bahia)

É uma ilha localizada pertinho de Salvador, com acesso feito por catamarã ou lancha a partir da capital baiana, com duração que varia de 3 a 4 horas até chegar a esta pequena vila que vem conquistando cada vez mais turistas.

Em Morro de São Paulo há quatro praias principais, cada uma com suas características particulares – das mais tranquilas às mais agitadas, com bares e vida noturna, mas todas próximas umas das outras. 

O mar é calmo e paradisíaco, com águas em diferentes tons de azul e em algumas há formação de piscinas naturais. Também é possível fazer mergulho e ver peixinhos.

E em janeiro não costuma chover, deixando o clima ideal para quem gosta de curtir o verão.

Onde ficar? Dicas de hotéis e pousadas em Morro de São Paulo

Pousada Bahia Inn
Pousada Aconchego
Vila dos Orixás Boutique Hotel
Pousada Renda do Mar
Pousada do Joe

– Florianópolis (Santa Catarina)

Floripa já é um clássico do verão brasileiro, uma boa pedida para quem muito além das praias, um destino de badalação para viajar em janeiro no Brasil.

A maioria das praias da cidade fica ao norte. As mais conhecidas desta região são: Jurerê, onde há mais agito; Daniela, mais tranquila e boa para crianças; Praia do Forte, com estilo mais rústico; Lagoinha, com mar calmo e muito verde; e Canasvieiras, a mais frequentada pelos moradores locais.

No sul de Florianópolis ficam a Ilha do Campeche, com mar azul e águas bem calmas; e a Praia da Armação, com estilo de vila.

E do lado leste as principais são: Joaquina, a mais conhecida da cidade, com as famosas dunas; Barra da Lagoa, com mar calmo e transparente; e Praia Mole, em uma área cercada de verde e com ondas mais fortes.

Eita, quanta praia boa tem Floripa! Com pegadas variadas, tem uma pra todo tipo de viajante.

A dica é escolher a que mais combina com seu estilo e se hospedar diretamente nela, evitando deslocamentos, já que o trânsito Ilha da Magia na costuma ser complicado nesta época.

Com sua natureza privilegiada, Floripa ainda oferece trilhas incríveis, como a trilha da Costa da Lagoa. Falando na Lagoa da Conceição, por lá você também encontra muitos bares e possibilidade de aluguel de material para esportes náuticos, como stand-up paddle, jet sky e mais.

Apesar das altas temperaturas, pode chover no verão em Florianópolis.

Onde ficar: dicas de hotéis e pousadas em Florianópolis:

Hotel Sete Ilhas – Jurerê
Pousada Don Luiz – Canasvieiras
Pousada Colinas da Lagoa – Joaquina
Pousada Santa Genoveva – Ilha do Campeche
Pousada dos Artistas – Praia da Daniela

– Aracaju (Sergipe)

A capital sergipana é uma das menos visitadas do Nordeste. E o fato de não ser ainda tão explorada é positivo porque, embora seja uma cidade grande, é tranquila e os preços não são inflacionados.

Aracaju é um destino cheio de possibilidades, das belas praias ao centro histórico, com atrativos culturais.

Além disso, os passeios nos arredores são uma boa pedida.Vale a pena combinar a capital com o passeio pelo Rio São Francisco até o encontro com o mar e a visita a charmosa cidade de Piranhas (em Alagoas) para conhecer os cânions de Xingó e a história do cangaço.

O melhor lugar para ficar em Aracaju é na praia de Atalaia, que tem uma orla muito estruturada, com diversos restaurantes e hotéis, e deslocamento fácil para outros locais. A temperatura em janeiro é quente, com poucas chuvas, e pede roupas leves, bem no clima praiano.

Onde ficar: dicas de hotéis e pousadas em Aracaju

Radisson Hotel
Pousada Raio de Sol
Araras Praia Hotel
Pousada Aju
Casa Doce Lar

– São Miguel do Gostoso (Rio Grande do Norte)

É uma pequena vila de pescadores que nos últimos anos vem se tornando um destino muito procurado no verão. Mas mantém o clima bucólico e o estilo rústico, com ruazinhas de terra e praias tranquilas em meio a muita natureza.

Fica localizada a pouco mais de 100 quilômetros de Natal e há acesso fácil em ônibus que saem da capital. O trajeto leva cerca de 2h.

São Miguel do Gostoso encanta pela simplicidade, mas, ao mesmo tempo, tem uma boa infraestrutura para o turismo, com opções de hospedagem, bares e restaurantes, especialmente com frutos do mar.

A praia mais central é a da Xepa. A mais tranquila é a do Cardeiro. A com mais pousadas é a de Maceió. A Ponta de Santo Cristo é ideal para esportes como windsurf.

E a de Tourinhos é a que tem o pôr do sol mais bonito. Também há passeios para quem quer conhecer outras praias da região, como as piscinas naturais de Perobas.

Onde ficar: dicas de hotéis e pousadas em São Miguel

Pousada Mi Secreto
Pousada Enseada do Gostoso
Rancho Gostoso Pousada
Pousada Amantes da Praia
Pousada dos Ponteiros

Destinos para viajar em janeiro no Brasil: Cachoeiras

– Ibitipoca (Minas Gerais)

O Parque Estadual de Ibitipoca fica em Conceição do Ibitipoca, um distrito da cidade de Lima Duarte, em Minas Gerais, perto de Juiz de Fora.

É um local com muita natureza, cachoeiras de águas limpinhas, grutas, cavernas e as famosas trilhas de Ibitipoca, em meio às montanhas mineiras. Os destaques são a Cachoeira dos Macacos e a Janela do Céu.

A dica para quem vai a Ibitipoca é se hospedar no distrito, que tem um centrinho com comércio, bares e restaurantes, tudo com clima pacato e simples do interior – com pouco sinal de celular e sem caixas eletrônicos.

Destino ideal para alguns dias de total tranquilidade.  Do distrito para o Parque são aproximadamente 3 km e a melhor forma de ir é de carro.

Onde ficar: dicas de hotéis e pousadas em Ibitipoca

Pousada Sanga Pyara
Pousada Meu Recanto
Pousada Bela Vista
Pousada Ibitiaçu Chalés
Ibitilua Camping e Pousada

– Pirenópolis (Goiás)

Destino para quem quer contato com a natureza, a cidade histórica de Pirenópolis é repleta de belas cachoeiras.

As mais conhecidas e visitadas são: Paraíso, um poço enorme e piscinas naturais de águas verdes e cristalinas; Meia Lua, com 200 metros de corredeiras e várias quedas d’água que formam piscinas; Cachoeira do Abade, ideal para rapel e mergulho; Cachoeira do Lázaro, que é uma espécie de praia natural e tem mais infraestrutura; e Cachoeira do Dragão, com acesso mais difícil por trilha.

É possível chegar a Pirenópolis partindo de Goiânia (120 km) ou de Brasília (150 km). Há ônibus saindo das duas cidades. Mas, para visitar as cachoeiras, a forma mais prática é de carro ou com guias locais.

Na região faz calor praticamente o ano todo. E, embora janeiro seja um período com alta possibilidade de chuvas, tem a vantagem de deixar as cachoeiras mais cheias e mais bonitas, além da água mais quentinha. 

Onde ficar: dicas de hotéis e pousadas em Pirenópolis

Pousada Yvanna
Pousada Gold
Pousada Carvalho
Pouso Sol e Lua
Pousada Arvoredo

– Brotas (São Paulo)

Conhecida como capital do turismo de aventura, tem muitas cachoeiras que formam piscinas naturais, além de rios e trilhas. Por isso é sempre procurado por quem quer praticar atividades como rafting, rapel, arvorismo, entre outras.

A cidade é simples, mas a grande procura de turistas fez com que desenvolvesse uma boa estrutura de hospedagens e restaurantes, tudo com preços bem em conta. E o clima do verão é ideal para banhos de cachoeira, embora seja uma estação propícia a algumas chuvas.

Brotas fica a 260 km de São Paulo e são aproximadamente 3h de viagem. Para fazer os passeios a melhor forma é de carro. Também é possível pegar táxi ou contratar agências locais.

Onde ficar: dicas de hotéis e pousadas em Brotas

Pousada Recanto da Vó Ziza
Hotel Fazenda Areia que Canta
Hotel Pousada Natural
Pousada Caminho das Águas
Pousada do Lago

Destinos para viajar em janeiro no Brasil: para escapar da praia e do calor

Fugindo das praias e cachoeiras, é possível conhecer alguns destinos onde as temperaturas não são tão altas.

– Petrópolis (Rio de Janeiro)

Localizada na região serrana e conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis no Rio de Janeiro era o destino para onde Dom Pedro II e família iam para curtir o clima mais ameno, fugindo do calor do verão na capital.

Para quem está no Rio, dá para fazer um bate e volta – a distância é de 72 km e há ônibus em horários diversos.

Mas o ideal é passar pelo menos dois dias e conhecer lugares como o Museu Imperial, o Palácio Quitandinha, a Catedral de São Pedro de Alcântara e também fábricas de cerveja.

Onde ficar: dicas de hotéis e pousadas em Petrópolis

Casa Rosa Hotel Boutique
Grande Hotel Petrópolis
Villa Catarina
Pousada Dom Quixote
Pousada Pataca de Prata

– Ouro Preto (Minas Gerais)

A cidade histórica fica a apenas 60 km da capital, Belo Horizonte. Caminhar por suas ladeiras em ruas de pedra, passar pelos casarões, é quase como fazer uma viagem no tempo, voltando ao período colonial.

Tem também bons restaurantes de comida mineira, alguns museus, sendo o principal deles o Museu da Inconfidência, e muitas igrejas, que podem ser consideradas verdadeiras obras de arte.

Onde ficar: dicas de hotéis e pousadas em Ouro Preto

Pousada do Mondego
Pouso Jardim de Assis
Grande Hotel de Ouro Preto
Pousada Colonial
Pousada Marotta

– Curitiba (Paraná)

É a capital brasileira mais fria e, mesmo em janeiro, possui temperaturas abaixo que a maioria das cidades do país, raramente chegando perto dos 30 graus.

Os principais pontos turísticos de Curitiba são o Jardim Botânico, o Museu Niemeyer (ou Museu do Olho), o Parque Tanguá e a Ópera de Arame.

Se tiver mais tempo, faça o passeio de trem pela Serra do Mar até a cidade de Morretes.

Onde ficar: dicas de hotéis e pousadas em Curitiba

Ibis Budget Centro
Aparthotel Adagio Batel
Pousada Ecoville
Rockefeller by Slaviero Hotéis
Bourbon Convention Hotel

Conhece outros destinos para viajar em janeiro no Brasil?

Estas são algumas de nossas dicas de destinos para viajar em janeiro no Brasil. Agora é só escolher seu preferido e fazer as malas!

Se você conhece algum outro destino que vale a pena conhecer em janeiro no Brasil, deixa a dica aqui nos comentários que podemos incluir nesse post!

Ah, e se você está planejando fazer uma viagem para esse mês, vale sempre lembrar que o ponto negativo de viajar em janeiro no Brasil é que, por ser o período de férias escolares, junto aos feriadões de fim de ano, janeiro é quando a maioria das pessoas pode viajar, o que faz com que quase tudo esteja mais caro e cheio.

Mas, planejando com antecedência, é possível conseguir preços melhores mesmo na alta temporada.

E se você está procurando dicas específicas de lugares para passar o Reveillon, vale conferir o post do blog Elas Viajando: Onde passar o Reveillon.

Comece a planejar sua viagem!

Escolhemos parceiros caprichados para te ajudar a transformar a sua viagem em realidade! E quando você faz suas reservas usando os links aqui do site, você apoia nosso conteúdo e faz o blog crescer cada vez mais! 😀   Reserve sua hospedagem no Bookingsão milhares de hotéis e pousadas, para todos os gostos e bolsos. Sem taxa de reserva, com programa de fidelidade (ganhe descontos a partir da 10a reserva) e com muitas opções de hospedagem com cancelamento gratuito!
  Aluguel de carro com a Rentcars: Para viajar no Brasil ou no exterior, sempre fazemos a cotação do aluguel de carro no site da RentCars, que compara o valor das locadoras locais e mostra rapidinho qual o melhor preço para nossas datas. Dá pra parcelar em 12 vezes e o pagamento é sempre em reais (sem IOF!)
  Seguro Viagem com a Real Seguros:  O site compara os diferentes planos e preços oferecidos pelas seguradoras, para você escolher facilmente qual o seguro viagem com melhor custo-beneficio. E clicando por esse link você ainda ganha 10% de desconto em qualquer seguro do site!
 Economize e pule a fila: Compre ingressos antecipados para as principais atrações do seu destino. Não perca tempo na fila. Se a atração é muito concorrida, vale garantir seu lugar antecipado! Compare e encontre os melhores preços de ingressos e tours: Tiqets e Get Your Guide

Foto de capa: Imagem de jdbenthien por Pixabay 

Sair da versão mobile