Para onde viajar em junho no Brasil: 7 melhores destinos

A gente sabe que, falando de viagem, o planejamento é essencial. Por isso, vale muito pesquisar para onde viajar em junho no Brasil se você pretende usar esse mês para descobrir um cantinho novo do Brasil.

Pra nossa sorte, estamos falando de um país de dimensões continentais, então o que não falta é opção.

Com cenários e climas bem diferentes de norte a sul, tem um lugar no Brasil para cada pessoa que quer viajar em junho.

Leia também para onde viajar em:

Para aqueles que gostam mais de um clima mais frio, há lugares para viajar em junho e encontrar temperaturas mais baixas, principalmente em várias regiões serranas do país, além de muitas cidades do Sul e Sudeste.

Para quem prefere aproveitar os dias mais quentes, também há destinos onde o calor ainda reina soberano, como alguns estados do Nordeste e lugares no Centro-Oeste.

Além disso, o mês de junho é bastante favorável para viajantes por ainda ser um período de baixa temporada e menor movimento – ao contrário de julho, quando começam as férias escolares.

Nessa época, os destinos mais badalados ainda não estão tão cheios e é possível conseguir preços mais em conta em quase todos os lugares para viajar em junho no Brasil.

Outro ponto positivo é que o feriado de Corpus Christi costuma cair em junho. E como ele é sempre celebrado em uma quinta-feira, quem está procurando destinos para viajar em junho pode tentar aproveitar esse feriado prolongado.

Tem também algumas datas comemorativas, como São João, quando há festas juninas em alguns destinos, e Dia dos Namorados, ideal para quem quer aproveitar momentos românticos a dois.

Leia também: 18 ideias de presentes para quem ama viajar

Mesmo não sendo feriados, são boas datas para viagens de fim de semana que você pode fazer no mês de junho.

Para ajudar a escolher o melhor destino para viajar em junho no Brasil, fizemos uma lista com sugestões diversas. Confira!

7 lugares para viajar em junho no Brasil

Campos do Jordão – SP

Um dos destinos serranos mais famosos do país, Campos do Jordão fica a cerca de 180 km de São Paulo e é muito procurada durante o inverno, quando fica bem movimentada.

Além de ser um lugar cercado por montanhas e com muitos cenários bonitos, Campos do Jordão tem influência europeia e construções com arquitetura de estilo suíço que encantam os turistas.

A localização no meio da Serra da Mantiqueira faz com que em junho já seja possível aproveitar o clima frio que deixa a cidade ainda mais charmosa.

Junho é, também, um mês com baixa probabilidade de chuvas em Campos do Jordão.

O que é ótimo para aproveitar melhor os passeios ao ar livre, como a visita ao bonito parque Amantikir.

O que fazer em Campos do Jordão
Foto: Fui Ser Viajante

A melhor região para se hospedar é Capivari, onde fica o centrinho turístico e onde a vida noturna é mais agitada.

Lá estão concentradas a maioria das pousadas, além de restaurantes, lojas e cafés. E é possível fazer a maioria das coisas a pé.

A cidade tem, também, ótimas cervejarias, algumas delas com as fábricas abertas para visitação, como a Baden Baden.

Pode ser uma boa pedida de lugar para viajar em junho no Brasil para os cervejeiros, que gostam de conhecer de perto o processo de produção e, claro, degustar novos rótulos.

Veja opções de hospedagem em Campos do Jordão

Lençóis Maranhenses – MA

As lagoas de águas transparentes que se formam entre as dunas de areia branca, criando paisagens paradisíacas, são o grande atrativo de Lençóis Maranhenses, que fica a 250km de São Luís, capital do estado.

E um ponto importante ao visitar o destino é escolher a melhor data, já que, em boa parte do ano, ou está chovendo, ou as lagoas estão secas. Escolher a época certa para fugir das chuvas e curtir as lagoas é essencial.

No período que vai de janeiro a maio há grande incidência de chuvas, que é quando as lagoas pegam água e começam a encher.

Em junho as chuvas já começam a ficar escassas, e as lagoas estão com muita água – é quando começa a época perfeita para viajar para os Lençóis Maranhenses. As lagoas ficam cheias até agosto.

E, mesmo sendo inverno, as temperaturas não ficam muito baixas, podendo chegar perto dos 30°C. Perfeito para relaxar nas águas mornas da lagoas e apreciar o pôr do sol no alto das dunas.

Portanto, os Lençóis Maranhenses são um dos melhores lugares para onde viajar em junho no Brasil, época perfeita para encontrar o cenário mais bonito e mais vazio, com belos dias de sol.

Nascer do sol nos Lençóis Maranhenses
Foto: Fui Ser Viajante

As lagoas fazem parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde há alguns circuitos entre cenários incríveis.

Uma das principais cidades base para explorar o parque é Barreirinhas, mas também é possível ficar em Atins e Santo Amaro.

Além dos banhos de lagoa, há também opções de passeios incríveis na região, como o nascer do sol no parque, ou a visita a comunidades ribeirinhas de artesãos, além para praias próximas.

Veja onde se hospedar em Barreirinhas

Chapada dos Veadeiros – GO

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no interior de Goiás, é um lugar perfeito para quem gosta de ecoturismo e de estar cercado por natureza.

Com suas paisagens deslumbrantes, muitas cachoeiras e trilhas, tem atraído um número cada vez maior de turistas.

Algumas das principais atrações que você pode visitar na Chapada dos Veadeiros são o Vale da Lua, a Cachoeira Almécegas e a Cachoeira dos Cristais, além é claro do próprio parque nacional.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros: passeios a partir de São Jorge: Mirante da Janela
Foto: Fui Ser Viajante

As cidades de Alto Paraíso de Goiás e São Jorge são as principais bases da viagem.

Ambas têm boa infraestrutura, comércio e opções diversas de hospedagem, além de ficarem próximas ao Parque Nacional, facilitando os deslocamentos.

O período que vai de maio a setembro é a melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros, pois é a estação mais seca. Já os meses de outubro a abril são os mais chuvosos, o que pode atrapalhar os passeios.

Além da baixíssima probabilidade de chuvas, junho tem outras vantagens, como o clima agradável, com sol e calor. E a água das cachoeiras não está muito fria.

Veja onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros

Gramado – RS

Gramado é um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, seja para uma viagem em família ou a dois, e não poderia faltar nesta lista de onde viajar em junho no Brasil porque é um lugar perfeito para ir quando o clima esfria.

Lago Negro - Final de semana em Gramado e Canela - o que fazer por lá

As atrações da cidade agradam a adultos e crianças – parques e museus temáticos, vinícolas, lugares com natureza, igrejas, além de muitos restaurantes, onde o carro-chefe é o fondue.

A alta temporada acontece no mês de julho, quando muita gente escolhe a cidade para aproveitar o inverno, e também no verão, quando acontece o evento Natal Luz, que vai do fim de outubro a janeiro.

Para fugir dessas datas muito lotadas e aproveitar com mais tranquilidade, junho é um bom mês para viajar e economizar em Gramado.

A cidade fica no coração da na Serra Gaúcha, a pouco mais de 100 km de Porto Alegre, e é muito bem preparada para receber os visitantes.

Há ótimas opções de hospedagem em Gramado e muitas construções charmosas, como as casas no estilo alpino, além de outras influências da colonização europeia.

Veja onde ficar em Gramado

 Campina Grande – PB

A tradicional festa junina da cidade é considerada o Maior São João do Mundo e recebe milhares de pessoas todos os anos.

Assim, junho é o mês de alta temporada, quando a cidade fica mais cheia. Mas pode ser uma boa escolha de destino para quem quer conhecer de perto este evento.

Para onde viajar em junho no Brasil -  campina grande
Foto: Pixabay

Além das comidas regionais, decorações típicas e shows com muito forró e música sertaneja durante o São João, é possível aproveitar a viagem para fazer outros passeios e conhecer melhor a cidade.

Entre os atrativos turísticos mais visitados estão o Açude Velho, o Parque da Criança, as estátuas em homenagem a Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, a Praça das Bandeiras e o Museu de Arte Popular da Paraíba, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Embora seja uma região onde o calor predomina o ano todo, durante o inverno as temperaturas em Campina Grande ficam um pouco mais amenas, principalmente à noite.

Veja onde ficar em Campina Grande

Ouro Preto – MG

Andar por Ouro Preto é como fazer uma viagem no tempo. Fundada no século XVII, a cidade mineira ainda hoje é carregada de história e de muitas belezas.

Ouro Preto - cidades históricas de Minas Gerais
Foto: Pixabay

Nas ruas íngremes, o calçamento é de pedra. As construções coloniais com arquitetura barroca são preservadas. E as igrejas são verdadeiras obras de arte, tanto nas partes externas como nas internas.

A Praça Tiradentes é o ponto central e fica próxima de vários atrativos, como o Museu da Inconfidência, um dos mais interessantes, que reúne documentos e objetos da época, além dos restos mortais de Tiradentes.

Há também outros museus e espaços culturais que funcionam em casarões antigos. E muitos restaurantes para saborear o melhor da culinária mineira.

Para quem gosta de frio, o inverno é a melhor época para visitar a cidade.

Além das temperaturas baixas, que variam de 10°C a 20°C, há poucas chances de chuvas, o que é perfeito para fazer os passeios – ao contrário do verão, quando chove com mais frequência.

Veja onde ficar em Ouro Preto

Fortaleza – CE

Se a ideia é pegar uma praia no mês de junho, sem risco de chuva ou de frio, um bom destino é o Ceará.

A capital, Fortaleza, tem calor predominante durante todo o ano e mais de 30 km de litoral, com mar de águas cristalinas.

As praias de Iracema e Meireles, nos bairros de mesmo nome, ficam na sequência uma da outra, formando a orla principal da cidade. São as regiões com maior oferta de hospedagem e de restaurantes.

Veja onde ficar em Fortaleza

Praia em Fortaleza - o que fazer em Fortaleza em 3 dias

Em Iracema ficam alguns pontos de interesse como a Ponte dos Ingleses e a Estátua de Iracema. O visual mais bonito é durante o pôr do sol.

Em Meireles fica a tradicional feirinha de artesanato e o Mercado dos Peixes, onde pescados são vendidos e preparados na hora, servidos em mesinhas à beira-mar.

A Praia do Futuro, localizada um pouco mais distante, tem barracas com infraestrutura completa, algumas contam até mesmo com piscinas.

E, nos arredores, Cumbuco, Lagoinha e Morro Branco são opções que valem um bate e volta.

Se quiser incluir alguns passeios diferentes no roteiro, as dicas são a Catedral Metropolitana, em estilo gótico romano, o Theatro José de Alencar, construído em 1910, e o Mercado Municipal, com centenas de lojas de produtos diversos.

Veja o que fazer em Fortaleza

Para onde viajar em junho no Brasil: para onde houver sol, ou você quer um friozinho?

Deu para ver que há muita diversidade de lugares para viajar em junho no Brasil, não é mesmo?

Entre praias, montanhas, destinos históricos, cidades urbanas ou com mais natureza, agora é só escolher qual deles mais combina com você e aproveitar ao máximo a sua viagem!

Me conta aqui nos comentários: qual vai ser seu destino escolhido?

resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Foto em destaque: Pixabay

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *