Fim de semana no Rio de Janeiro: o que fazer na cidade?

Procurando por algo divertido para fazer no fim de semana no Rio de Janeiro? Aqui estão algumas ideias para quem quer aproveitar os dias de folga para viver o melhor que a cidade tem a oferecer.

Desde explorar a vibrante vida noturna do Rio de Janeiro até conhecer suas praias mundialmente famosas, não faltam opções de passeios para fazer em um final de semana no Rio.

Leia também:
– Roteiro Rio de Janeiro: 3, 5 ou 7 dias
– Onde se hospedar no Rio: melhores bairros
– 15 destinos de serra no Rio de Janeiro
– Sebos no Rio de Janeiro

Então, não importa se você está procurando aventura ou quer curtir a cidade uma vibe mais sossegada: nessa lista tem um passeio de fim de semana no Rio de Janeiro que é perfeito para você.

Confira nossas dicas:

Onde Passar o fim de semana no Rio de Janeiro?

Visite uma das praias do Rio, como Copacabana ou Ipanema

As praias do Rio de Janeiro costumam aparecer no topo da lista de desejos dos viajantes que desembarcam na cidade, e mesmo dos moradores do Rio de Janeiro.

Aos finais de semana de sol, uma verdadeira multidão pode se dirigir às praias da cidade, buscando um cantinho na areia para montar uma barraca e se refrescar do calor carioca com um banho no mar gelado do Rio de Janeiro.

As praias do Rio de Janeiro dispensam maiores apresentações.

Começando por Copacabana, a princesinha do mar, simplesmente a praia mais famosa do Brasil.

Leia mais: O que fazer em Copacabana, Rio de Janeiro

E passando pela praia do Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado e praias da Zona Oeste, como praia da Barra, Prainha e Grumari, o Rio de Janeiro oferece praias para todos os gostos.

Capriche no protetor solar e garanta seu lugar na areia. Faça uma caminhada pelo calçadão, com direito a parar em algum dos quiosques da orla para beber uma água de coco ou uma caipirinha.

E na hora do pôr-do-sol, o lugar para estar é a Pedra do Arpoador, onde moradores e turistas se reúnem para apreciar o espetáculo da despedida do astro rei, que é aplaudido todos os dias!

Pedra e praia do Arpoador - praias do Rio de Janeiro
Por do sol na Pedra do Arpoador.

Aproveite a área de lazer do Aterro do Flamengo

O Aterro do Flamengo é um ótimo local para aproveitar seu final de semana no Rio de Janeiro. Se você quer passar um dia ao ar livre rodeado de belas vistas, o Aterro do Flamengo oferece o pacote completo:

Ciclofaixa, área de caminhada, orla da Praia do Flamengo para caminhadas, a praia em si (que embora nem sempre esteja própria pra banho, sempre está lotada de gente na areia, praticando esportes ou só curtindo).

Você pode apreciar a vista da beira-mar e do Pão de Áçucar, ou ainda relaxar com um piquenique nas áreas gramadas. Há muito espaço para levar as crianças e os pets, além de várias quadras públicas de esportes como basquete, tênis e futebol.

Falando do final de semana e feriados especificamente, a diversão no Aterro do Flamengo fica ainda melhor.

Nesses dias, as duas pistas de alta velocidade do Aterro do Flamengo são interditadas para carros das 7h às 18h, sendo transformadas em uma grande área de lazer.

As bicicletas, patins, skates tomam conta das ruas, no lugar dos veículos. Muita gente vem caminhar, correr, caminhar…

No gramado, não faltam grupos fazendo pique-nique, ou simplesmente estendendo a canga para relaxar nesse lugar incrível para curtir um final de semana no Rio de Janeiro.

Aterro do Flamengo
Aterro do Flamengo . Foto: Fui Ser Viajante

Tome café da manhã no Parque Lage

Se você quer começar bem o seu final de semana no Rio de Janeiro, eu diria que reservar uma mesa para tomar um café da manhã no Parque Lage é realmente começar em grande estilo!

O Plage Café funciona dentro do casarão do Parque Lage, um belo edifício histórico, localizado entre jardins deslumbrantes e com o bônus de uma vista privilegiada para o Cristo Redentor.

Café da manhã no Plage Café, Parque Lage, Rio de Janeiro

É verdade que a visita a esse palacete se tornou uma das atrações mais concorridas da cidade depois que vários influencers passaram a postar fotos do lugar.

Mas de fato, o Parque Lage é um lugar lindissimo e merece a fama que tem. Mas para a incluir o café da manhã no Parque Lage no seu roteiro, é preciso reservar com antecedência para evitar perrengue.

Palacete, Parque Lage, Rio de Janeiro
Foto: Fui Ser Viajante

Faça um passeio no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Dar um passeio pelo Jardim Botânico é mais um jeito perfeito para curtir o fim de semana no Rio de Janeiro. Localizado no bairro do Jardim Botânico, este paraíso exuberante é o lar de milhares de espécies de plantas e animais.

Além disso, o Jardim Botânico do Rio é um lugar histórico para a cidade.

Ele foi fundado em 1808 pelo rei D. João VI de Portugal, que buscava usar o espaço para aclimatar plantas de interesse econômico para Portugal aqui, em solo brasileiro.

O jardim conta com várias construções históricas, muita área verde, um lado e um chafariz lindíssimo, que rende ótimas fotos. Também há uma lanchonete, para quem quer tomar um café ou fazer um lanche durante o passeio.

Além de apreciar os diferentes jardins temáticos, com plantas de diferente partes do mundo, se você tiver sorte, você pode até mesmo avistar algum animal passeando pelos jardins.

Coloque uma roupa confortável e se prepare para caminhar bastante e explorar os diferentes espaços do jardim – e esteja preparado para tirar muitas fotos!

Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Foto: Fui Ser Viajante

Faça um passeio em Santa Teresa

O bairro de Santa Teresa é perfeito para curtir no final de semana!

Você vai sentir como se estivesse visitando uma cidade do interior, com o bônus de encontrar muito movimento e vários bares interessantes aos finais de semana.

Este charmoso bairro carioca tem ruas de paralelepípedos, um bondinho vintage em funcionamento, casas de época multi-coloridas, galerias de arte, museus e espaços culturais, como a Chácara do Céu e Parque das Ruínas.

E Santa Teresa conta ainda com uma vista espetacular do Rio de Janeiro, que se apresenta aqui e ali como um quadro!

Tour Santa Experiência em Santa Teresa
Foto: Fui Ser Viajante

Preciso também comentar que Santa Teresa tem vários bares e restaurantes servindo deliciosas comidinhas, cervejas e drinks.

Eu amo e sempre que posso visito Santa Teresa aos finais de semana. Meus bares favoritos no bairro são o Explorer Bar, o Bar do Mineiro e o Café do Alto.

Também amo restaurante Aprazível, que serve comida brasileira e tem uma vista espetacular da cidade.

Faça uma trilha no Rio de Janeiro

Explorar a natureza com uma trilha pode ser um ótimo jeito de viver um final de semana no Rio de Janeiro.

A cidade maravilhosa oferece uma infinidade de trilhas com paisagens de tirar o fôlego, para levar suas aventuras ao ar livre para o próximo nível.

Dentre as trilhas da cidade, há opções com diferentes níveis de dificuldade. Desde a trilha da Pedra da Gávea, com sua temida Carrasqueira, até as trilhas tranquilas da Pedra Bonita ou do Morro da Urca.

Então, por que não colocar seu tênis e aproveitar o final de semana no Rio de Janeiro com uma trilha?

Trilha da Pedra Bonita - RJ
Trilha da Pedra Bonita. Foto: Fui Ser Viajante

Visite o Forte do Leme ou o Forte de Copacabana

Os dois fortes foram construídos no século XIX para defender a cidade do Rio de Janeiro contra possíveis invasões.

Hoje, eles são atrações turísticas e abertas aos visitantes que querem fazer uma viagem no tempo e aprender mais sobre a história militar do Brasil, além de apreciar uma linda paisagem.

A visita ao Forte de Copacabana é mais famosa entre os turistas – por isso o lugar é bem mais concorrido, especialmente aos finais de semana no Rio de Janeiro.

No Forte de Copacabana, você vai encontrar um pequeno museu contando a história da fortificação, além de modelos táticos usados durante operações militares, uniformes e documentos daquela época.

Há também dois restaurantes: uma unidade da Confeitaria Colombo, e o Café 18 do Forte, ambos com mesas ao ar livre e vista da praia de Copacabana.

Muita gente visita o Forte de Copacabana por conta dessas cafeterias, que são ótimas opções de lugares para tomar café da manhã em um final de semana no Rio de Janeiro.

No entanto, a fama trouxe multidões e filas. Essa costuma ser uma atração bem concorrida nos finais de semana – eu iria preferir visitar dia de semana, se fosse possível.

Por isso quis trazer a dica do Forte do Leme, que é bem menos concorrido. Ele fica do lado oposto, na ponta da Praia do Leme, em cima do morro do mesmo nome.

Para acessar o forte do Leme, é preciso fazer uma caminhada por uma estrada de paralelepípedo, ladeira acima até o forte.

O Forte do Leme é menor que o de Copacabana, mas ainda fornece uma experiência interessante para aqueles interessados na história brasileira.

Diferente do Forte de Copacabana, aqui você não vai encontrar nenhuma lanchonete ou lugar para refeições. Só banheiro e um bebedouro de água (se você tiver trazido sua garrafa).

Mas pra mim, o grande destaque da visita ao Forte do Leme é a vista e os locais de foto.

A paisagem é espetacular, e como a visita é bem menos concorrida que a do Forte de Copacabana, é bem provável que você volte pra casa com fotos incríveis!

Fotos do Forte do Leme RJ - visitação
Foto: Fui Ser Viajante

Visitar um dos museus do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade cheia de atrações culturais e históricas, então por que não passar o seu fim de semana no Rio de Janeiro visitando um dos muitos museus da cidade?

Há várias opções para explorar, desde o moderno Museu do Amanhã, um dos cartões-postais da cidade, até o Museu Histórico Nacional, com sua impressionante coleção de artefatos relacionados à história brasileira.

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro
Museu do Amanhã no Rio de Janeiro. Foto: Fui Ser Viajante

Também gosto muito do Museu de Arte do Rio que recebe exposições temporárias relacionadas com a história e cultura do Rio de Janeiro.

Se você está procurando por uma experiência mais interativa, o Aquário do Rio de Janeiro é uma excelente opção.

Aqui você pode observar muitas espécies de peixes e outros animais de perto e até mesmo alimentá-los!

Passear pela Lapa e conferir a vida noturna do rio de janeiro

Dar um passeio pela Lapa é uma ótima maneira de vivenciar a verdadeira vida noturna do Rio de Janeiro.

A Lapa é o bairro boêmio do Rio de Janeiro, que mistura um pouco de tudo: bares, casas noturnas, casas de show, depósitos de bebidas, comércio ambulante e muito mais.

A atmosfera da Lapa é algo único no Rio de Janeiro. O bairro fica muito movimentado aos finais de semana, com moradores e turistas curtindo ao máximo a energia que emana das ruas.

Aqui, só recomendo um pouco de cuidado com a segurança e atenção, pois essa é uma área com circulação de muitas pessoas, numa cidade grande como o Rio.

Cuide da sua bebida e dos seus pertences, e evite sair caminhando sozinho, especialmente nas ruas menores, mais afastadas da Avenida Mém de Sá.

Cachaça Social Club na Lapa, Rio de Janeiro
Bares da Lapa Rio de Janeiro. Foto: Fui Ser Viajante

Faça uma caminhada pela Pista Cláudio Coutinho na Urca

A Pista Cláudio Coutinho guarda uma beleza inacreditável. Trata-se de uma área para caminhadas, com acesso pela Praia Vermelha na Urca, Rio de Janeiro.

A Pista Cláudio Coutinho tem cerca de 1250 metros de extensão, e vai beirando o litoral, com uma vista privilegiada para a praia vermelha e passando bem do ladinho do Morro do Pão de Açúcar.

Pista Cláudio Coutinho, Rio de Janeiro

A pista abre todo dia, mas é no final de semana que a maior parte dos visitantes vem curtir a caminhada ou fazer uma corrida. Todo o percurso é bem arborizado e as paisagens são lindas.

Na Pista Cláudio Coutinho, ainda fica o acesso para a trilha que leva até o morro da Urca – um jeito gratuito de visitar uma das principais atrações do Rio de Janeiro.

Visite a Floresta da Tijuca e tome um banho de cachoeira

Se você quer fugir da agitação da cidade e aproveitar a beleza da natureza no Rio de Janeiro, a dica é visitar o Parque Nacional da Tijuca.

O parque da Tijuca é perfeito para quem quer curtir um final de semana em meio à natureza no Rio de Janeiro.

Você pode fazer caminhadas e trilhas, ciclismo, observação de pássaros e até se refrescar do calor com um banho em uma das cachoeiras da Floresta da Tijuca.

Trilha do Mirante da Cascatinha Taunay, na Floresta da Tijuca.
Foto: Fui Ser Viajante

Experimente alguns petiscos nos botecos mais tradicionais do Rio de Janeiro

Os bares e botecos do Rio de Janeiro são uma experiência única, e com sua informalidade e animação, representam a alma da cidade.

Você pode experimentar uma das muitas bebidas tradicionais brasileiras, como a caipirinha ou as deliciosas batidas, drinks preparados com os mais diversos sabores, como coco, gengibre e amendoim.

Também não podem faltar os petiscos. Muitos botecos do Rio de Janeiro tem seu petisco “assinatura”, como o bolinho de feijoada do Aconchego Carioca na Praça da Bandeira, ou o Bolovo do Bar do Momo na Tijuca.

Boteco no rio de Janeiro
Boteco no Rio de Janeiro. Foto: Fui Ser Viajante

Curtir seu final de semana visitando um ou mais bares tradicionais da cidade é uma ótima maneira de vivenciar a cultura local enquanto se diverte muito.

Conheça a Praia do Secreto

A Praia do Secreto é uma pequena piscina natural que se forma somente na maré baixa. Fica localizada no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.

O acesso é feito por trilha, e o cenário é de cair o queixo.

A água é cristalina e não há qualquer estrutura, lembrando muito uma praia selvagem – sendo que você estará a poucos minutos de caminhada da Praia da Macumba, no Recreio!

Praia do Secreto no Rio de Janeiro
Foto: Fui Ser Viajante

Como a atração ficou famosa nos últimos anos, ela costuma ficar lotada nos finais de semana de verão.

Mas se você se programar para chegar cedo, pode conseguir algum tempo com esse paraíso só pra você.

Mas atenção com a maré alta, porque o banho pode ficar perigoso.

Visite a Ilha da Gigoia

A Ilha de Gigoia, localizada na Baía de Guanabara, é um lugar interessante para visitar em um fim de semana.

A ilha caiu nas graças do carioca, e é um dos programas mais badalados do final do semana no Rio de Janeiro.

Você pega um dos barcos que saem da Barra da Tijuca para a ilha da Gigoia, numa travessia de menos de 5 minutos.

Barcos para a Ilha da Gigóia, RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Lá, pode aproveitar a beleza natural da vegetação do entorno (a região vem sendo chamada de pantanal carioca) e curtir a experiência de um de seus vários restaurantes, com as mais diversas culinárias.

Visitar a Ilha de Paquetá

A Ilha de Paquetá é um tesouro escondido do Rio de Janeiro. É um bairro da cidade, numa ilha no meio da Baía de Guanabara.

A ilha parece que parou no tempo. Não há carros circulando, as paisagens são espetaculares e parece mesmo que, de alguma forma, o tempo parou por ali.

Visita a Ilha de Paquetá no Rio de Janeiro. Vista da Baia de Guanabara. Parque Darke de Mattos - O que fazer na ilha de Paquetá
Foto: Fui Ser Viajante

A ilha de Paquetá já foi cenário de novela da TV, e muita gente acredita que o romance A Moreninha, publicado em 1844 por Joaquim Manuel de Macedo, teve como cenário essa simpática ilha.

Para chegar lá, é preciso fazer uma viagem de barca, com saídas diárias da Praça XV.

Dá pra aproveitar um dia em Paquetá, visitando os principais atrativos da ilha sem pressa, curtindo a vista e a natureza, o charme das casas antigas, a simplicidade acolhedora dos restaurantes.

Mais dicas para curtir um final de semana no Rio de Janeiro?

Esperamos que você se divirta muito seguindo nossas dicas e aproveite um fim de semana perfeito no Rio de Janeiro.

Se você tiver qualquer outra sugestão ou recomendação para um fim de semana perfeito no Rio, nós adoraríamos ouvir sua dica.

Compartilhe suas ideias na caixinha de comentários aqui embaixo e ajude outros viajantes a explorarem e conhecerem o melhor do Rio de Janeiro!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *