Para onde viajar em setembro no Brasil: melhores destinos

Está em dúvida sobre para onde viajar em setembro no Brasil? Esse é um dos melhores meses para aproveitar destinos com clima agradável, menos multidões e preços mais baixos.

Setembro marca a transição entre o inverno e a primavera em boa parte do país, o que significa dias ensolarados e paisagens ainda mais bonitas.

É também um período estratégico para encontrar promoções de passagens e hospedagens. Se você está planejando suas próximas férias ou uma escapada de fim de semana, setembro pode surpreender.

E neste post, te mostro os melhores lugares para conhecer nessa época!

Para onde viajar em setembro: descubra os melhores destinos do mês

As melhores opções de destinos brasileiros para conhecer em setembro, organizadas por interesse. Veja só:

Destinos no Brasil com clima quente e praia em setembro

Se você está buscando para onde viajar em setembro no Brasil e não abre mão de sol, mar e calor, a boa notícia é que o mês oferece excelentes opções de praias com tempo firme e paisagens paradisíacas.

Setembro marca a transição entre o inverno e a primavera, e em muitos destinos de praia o clima já é típico de verão: calor, céu limpo e pouca chuva.

A vantagem? Ainda estamos fora da alta temporada, o que significa preços mais baixos, menos lotação e mais tranquilidade para aproveitar os cenários naturais.

A seguir, veja os melhores destinos de praia para curtir o Brasil em setembro:

Maragogi (AL)

Esse é um dos destinos mais procurados do Nordeste quando o assunto é praia e mar cristalino. Conhecida como o “Caribe brasileiro”, Maragogi em Alagoas brilha em setembro.

Nessa época, as condições climáticas são ideais: faz calor o dia inteiro, quase não chove e o mar atinge níveis de transparência impressionantes.

Praia Ponta do Mangue Maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

Essa é a melhor época para visitar as famosas galés, as piscinas naturais que surgem na maré baixa e encantam com seus corais e peixes coloridos.

Além do mergulho nas piscinas, dá para explorar o litoral norte da cidade em passeios de buggy ou descansar nas praias de Maragogi.

A estrutura da cidade é simples, mas aconchegante. Reserve os passeios com antecedência, especialmente em dias de lua cheia ou nova, quando as marés estão mais baixas.

Porto Seguro (BA)

Setembro é excelente para conhecer Porto Seguro com mais tranquilidade. As praias continuam animadas, mas sem a superlotação do verão.

A cidade agrada também quem gosta de destinos com história, já que Porto Seguro guarda um pedaço da história do Brasil.

Porto Seguro foi um dos primeiros pontos de chegada dos portugueses no Brasil, e o centro histórico é um charme.

Igreja centro histórico Porto Seguro
Foto: Fui Ser Viajante

À noite, a Passarela do Descobrimento é o lugar para se estar, com muitos restaurantes e bares com música ao vivo, barraquinhas de drinks e lojinhas.

Um bom destino para quem quer agito sem abrir mão de praias paradisíacas durante o dia.

Estar em Porto Seguro também é uma ótima oportunidade para esticar a viagem e visitar Arraial d’Ajuda, Trancoso e curtir o litoral sul da Bahia com temperaturas altas e pouca chuva.

Jericoacoara (CE)

A vila cearense combina belezas naturais com aquele clima rústico-chique que conquistou turistas do mundo todo.

Setembro marca a melhor temporada de ventos em Jericoacoara, o que atrai amantes do kitesurf e windsurf, e com isso começa a principal temporada para turistas nacionais e estrangeiros praticantes dos esportes de vela.

Mas se você não é do esporte, e só está procurando um destino de praia para curtir sombra e água fresca, também está no lugar certo: as lagoas ainda estão cheias, perfeitas para descansar nas redes dentro d’água.

Lagoa do Paraíso Jericoacoara
Foto: Fui Ser Viajante

Fora de temporada, a vila também oferece hospedagens com tarifas mais acessíveis e mais opções disponíveis, ideal para quem quer unir conforto e contato com a natureza.

Ilha Grande (RJ)

Setembro é uma boa época para conhecer Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro. O tempo começa a esquentar, ainda sem as chuvas da primavera, o que favorece as trilhas e os passeios de barco.

E o melhor: com bem menos turistas do que nos feriados de verão.

O destino combina praias paradisíacas, trilhas pela Mata Atlântica, passeios de barco, ilhas e mar calmo em várias enseadas: um cenário perfeito para quem busca um destino de praia com toque de aventura e tranquilidade.

Afinal, passar uns dias na ilha é um convite para desacelerar: caminhar pela vila de Abraão, ouvir o som do mar à noite e se desconectar.

E embora seja um destino bem roots, a ilha oferece boa quantidade de pousadas, restaurantes, mercadinhos, lavanderias, e tudo mais que você precisa para uns dias no paraíso.

Destinos de natureza e ecoturismo em setembro

Se você ama trilhas e cachoeiras, setembro é um dos melhores meses para viajar pelo Brasil. O clima com menos chuvas favorece os passeios de natureza, e o calor é na medida certa para os banhos de rio e cachoeira.

Sem contar que a baixa temporada traz preços mais amigáveis! A seguir, veja para onde viajar em setembro no Brasil se o seu roteiro ideal inclui natureza e aventura:

Chapada dos Veadeiros (GO)

A Chapada dos Veadeiros é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, e setembro é um dos melhores meses para visitá-la.

O clima seco torna as trilhas mais seguras e as águas das cachoeiras continuam com bom volume, o que garante cenários espetaculares para quem curte banho de rio e fotos cinematográficas.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros: passeios a partir de Alto Paraíso de Goiás - Poço Encantado
Foto: Fui ser viajante

A região é famosa por suas cachoeiras impressionantes, como a Catarata dos Couros e a Cachoeira de Santa Bárbara, com água azul turquesa.

As cidades-base, Alto Paraíso e Vila de São Jorge, oferecem desde hospedagens rústicas até pousadas mais charmosas.

Chapadas do Brasil: chapada dos Veadeiros
Foto: Fui ser viajante

Em setembro, o Cerrado está florido e o céu limpo com visibilidade perfeita para admirar noites estreladas, faz dessa experiência uma das melhores para amantes da natureza.

Bonito (MS)

Bonito é o tipo de destino que faz jus ao nome. Localizado no Mato Grosso do Sul, é um dos lugares mais espetaculares do Brasil, com rios de águas cristalinas, grutas e trilhas.

Setembro é considerado alta temporada ecológica, porque a visibilidade dos rios é excelente e o clima ainda é seco, o que favorece passeios como flutuação e mergulho.

Nascente Azul em Bonito MS
Foto: Fui Ser Viajante

Um dos passeios que fazem maior sucesso são as flutuações, feitas em rios como o Rio da Prata e o Rio Sucuri. São experiências únicas de contato com a fauna local, em águas tão claras que parece que você está voando.

Além disso, as grutas como a Gruta do Lago Azul estão mais acessíveis nessa época, sem o excesso de umidade ou chuvas que dificultam a visitação em outros meses.

Importante: os passeios têm limite de visitantes por dia, então é bom reservar com antecedência.

Chapada Diamantina (BA)

Poucos lugares no Brasil combinam tanta diversidade natural como a Chapada Diamantina.

Setembro é o momento certo para quem quer conhecer suas trilhas icônicas, como o Vale do Pati, e visitar cachoeiras grandiosas como a Cachoeira da Fumaça e o Poço Azul.

Com menos chuva e temperaturas amenas, o trekking é mais seguro e os dias são longos o suficiente para aproveitar bastante. Além disso, o mês de setembro costuma ter clima ideal para explorar a região sem grandes multidões.

Lençóis, a cidade-base mais conhecida, é charmosa, cheia de opções de hospedagem e com boa infraestrutura turística.

Lençóis Maranhenses (MA)

Setembro é o último mês da temporada das lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses, o que o torna uma escolha estratégica.

As chuvas já cessaram, mas as lagoas ainda costumam ter um bom volume de água, formando aquele cenário de oásis entre as dunas.

O clima é seco e os ventos constantes ajudam a refrescar durante as caminhadas pelas areias.

Nascer do sol nos Lençóis Maranhenses
Foto: Fui ser viajante

Barreirinhas é o ponto de partida mais comum para explorar os Lençóis, mas quem busca uma experiência mais imersiva pode optar por Atins ou Santo Amaro.

Os passeios de 4×4, as caminhadas sobre as dunas e os banhos nas lagoas naturais oferecem uma experiência única no mundo.

E o melhor: em setembro, é mais fácil encontrar hospedagem com preços razoáveis e curtir a beleza surreal do parque sem tumulto.

Destinos culturais e urbanos em setembro

Se a sua ideia de viagem inclui ruas históricas, centros culturais, boa gastronomia e um toque de agito, setembro é um mês excelente para conhecer cidades brasileiras ricas em cultura.

Como o turismo interno costuma ser mais focado em praias e natureza, as grandes cidades e destinos históricos ficam menos movimentados, o que significa menos filas, mais conforto e melhores preços.

Veja para onde viajar em setembro no Brasil se você ama história, arte, museus e boa comida:

Ouro Preto (MG)

Patrimônio Mundial da UNESCO, Ouro Preto é um dos principais destinos quando o assunto é história do Brasil. Com suas ladeiras de pedra, igrejas barrocas e casarões coloniais, a cidade é um museu a céu aberto.

Setembro traz temperaturas mais agradáveis para caminhar, e o clima seco favorece o turismo cultural.

Ouro Preto - cidade perto de BH
Ouro Preto. Foto: Fui ser viajante

Além da arquitetura, Ouro Preto sempre tem um cenário cultural movimentado, com saraus e manifestações artísticas. E a gastronomia mineira é um bônus irresistível.

Paraty (RJ)

Paraty também tem ruas de pedra e um casario colorido que resiste de pé desde o período colonial. A cidade é viva e cheia de expressões culturais o ano todo.

Como chegar a Paraty - imagem de casarão no centro histórico da cidade
Imagem de casarão no centro histórico de Paraty. Foto: Fui ser viajante

Em setembro, a cidade ainda está fora da alta temporada, o que permite conhecer o centro histórico com mais tranquilidade e curtir passeios de barco pelas ilhas da baía sem pressa.

Além do visual encantador, Paraty costuma receber eventos culturais em setembro, como o Festival da Cachaça (em algumas edições).

É também um bom mês para quem quer explorar trilhas na Mata Atlântica ou cachoeiras na região de Serra da Bocaina.

Belém (PA)

Belém é uma excelente escolha para setembro. A capital paraense combina sabores da Amazônia com construções históricas e uma cena cultural animada.

Estação das Docas - Principais pontos turísticos de Belém
Foto: Fui ser viajante

Em setembro, o clima já começa a se preparar para o Círio de Nazaré, que acontece em outubro, então a cidade entra em um ritmo animado e cheio de preparativos.

É uma boa época para explorar o Ver-o-Peso, provar frutas e pratos típicos como tacacá e maniçoba, e visitar espaços culturais como o Mangal das Garças e o Museu Emílio Goeldi.

Com menos chuva e mais sol, os passeios fluviais pelos igarapés e ilhas próximas também ficam mais agradáveis. Recomendo muito que visite a Ilha do Combu, onde pode conhecer a Casa do Chocolate da Filha do Combu.

Filha do Combu - Principais pontos turísticos de Belém
Foto: Fui ser viajante

Curitiba (PR)

Curitiba é moderna, bem organizada e cheia de verde, perfeita para quem quer um turismo urbano com qualidade de vida, fugindo do frio rigoroso do inverno curitibano.

Em setembro, o clima começa a esquentar suavemente, e os parques da cidade florescem com a chegada da primavera.

Memorial ucraniano Curitiba
Memorial ucraniano Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante

É uma ótima época para fazer passeios em Curitiba, e conhecer lugares como o Jardim Botânico, Parque Tanguá e o Bosque do Alemão.

Além dos espaços ao ar livre, Curitiba oferece boas opções de museus, cafés e restaurantes.

A cidade também é ponto de partida para o passeio de trem até Morretes, pela Serra do Mar, um dos trajetos ferroviários mais bonitos do Brasil.

Dicas extras para planejar sua viagem em setembro

Além de escolher para onde viajar em setembro no Brasil, alguns detalhes podem fazer toda a diferença na sua experiência.

Como esse é um mês de transição entre estações, vale prestar atenção em alguns pontos para garantir que tudo saia perfeito:

Aproveite os preços da baixa temporada – e fuja dos feriados

Setembro ainda é considerado baixa temporada em boa parte do Brasil, especialmente nas regiões de praia e nos destinos culturais.

Isso significa passagens aéreas mais baratas, hospedagens com promoções e atrações menos concorridas.

Mas atenção: feriados ou datas comemorativas locais podem aumentar os preços vale ficar de olho no calendário.

Leve roupas versáteis

O clima em setembro costuma ser estável, mas varia bastante de região para região.

No Sul, ainda pode fazer frio à noite. No Nordeste, o calor já está forte. Na região Centro-Oeste e no Sudeste, os dias são secos e as noites podem ser frescas.

O ideal é montar uma mala leve, mas com camadas. E pelo menos um agasalho para destinos mais frescos, pois pode esfriar à noite.

Reserve os passeios com antecedência nos destinos mais famosos

Mesmo fora da alta temporada, lugares como Bonito, Lençóis Maranhenses e Jericoacoara têm limite diário de visitantes em várias atrações.

Para não correr o risco de ficar de fora, reserve com antecedência os principais passeios, principalmente os que dependem de condições climáticas específicas, como marés e visibilidade.

Conclusão: setembro é um mês cheio de possibilidades

Agora que você já sabe para onde viajar em setembro no Brasil, é só escolher o destino que mais combina com seu estilo de viagem. Setembro é versátil, mais econômico e ideal para viajar pelo Brasil com mais tranquilidade.

Aproveite para planejar com calma e garantir bons preços na hospedagem e na hora de montar o roteiro. Com o clima a seu favor e menos multidões, sua viagem de setembro tem tudo para ser inesquecível.

Continue planejando sua viagem pelo Brasil

Já sabe onde ir em setembro, mas quer se organizar para o ano todo? Veja nossos guias mensais com os melhores destinos para cada época do ano:

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Marília Cassemiro (Lila) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *