Para onde viajar em março no Brasil: quais os melhores destinos do país?

Março vem para fechar as portas do verão, a estação favorita dos brasileiros para viajar para o litoral e pegar uma praia. Se você quer saber para onde viajar em março no Brasil, esse post vai te ajudar.

Fizemos uma lista com os melhores destinos do Brasil para viajar em março.

Desde explorar o litoral do Nordeste, até visitar a icônica estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, ou conhecer destinos de bem-estar no interior de São Paulo, há sugestão de roteiros para agradar todo tipo de viajante.

E se nesse ano o carnaval cair em março, ainda temos as sugestões de lugares para viajar e curtir a folia.

Confira os melhores destinos para viajar em março no Brasil (ou consulte a série completa de posts, com dicas de destinos para todos os meses do ano):

Leia também para onde viajar no Brasil em:

Como é o clima do Brasil em março?

Em março, as temperaturas ainda são relativamente altas no Brasil. Nas regiões Norte e Nordeste, é quente, com uma temperatura média de 28°C. No centro-oeste, temperaturas atingem até 34°C.

Na região Sudeste, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo, as temperaturas caem para uma média de 22°C, enquanto que na região Sul os dias começam a ficar mais frescos, com uma temperatura média de 18°C.

Quanto à chuva, em março no Brasil as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste geralmente têm chuvas baixas a moderadas.

A região Sudeste, por outro lado, geralmente é chuvosa durante este mês (as famosas águas de março que vem fechando o verão).

No sul, as chuvas, embora presentes em algumas cidades, geralmente não são intensas.

Para onde viajar em março no Brasil: melhores destinos

Para onde viajar em março: destinos no nordeste

Salvador (BA)

Para abrir nossa lista de lugares para viajar em março no Brasil temos Salvador, a capital da Bahia.

A cidade tem uma cultura única que mistura tradições africanas e portuguesas, uma gastronomia super interessante para conhecer e provar, além de muitas praias lindas.

Largo do Pelourinho, Salvador, Bahia
Foto: Fui Ser Viajante

Estamos falando de outro destino com uma tradição muito forte no carnaval, então já sabe que se o carnaval cair em março, a cidade vai estar fervilhando com a folia.

Mas se o carnaval tiver acontecido em fevereiro, você vai encontrar a cidade com menos turistas, mas ainda assim muito animada, cheia de cores e com muita coisa pra fazer.

Há muitas atrações para explorar em Salvador. Não deixe de visitar o Pelourinho, o antigo centro histórico de Salvador, onde você poderá explorar suas ruas, igrejas centenários e muitos prédios com arquitetura colonial.

Não perca também as praias, tanto as que ficam na área urbana como as da redondeza, como Porto da Barra, Praia de Itapuã e Stella Maris.

Outra atração de Salvador que pode ser interessante colocar no roteiro é o Mercado Modelo, onde você pode provar pratos típicos de Salvador, como o vatapá, moqueca baiana e caruru.

Aproveite e conheça também o Elevador Lacerda, que fica logo ao lado.

Vale visitar também o Museu de Arte Moderna, a casa de Jorge Amado no Bairro do Rio Vermelho e quem sabe até fazer uma visita à Ilha de Itaparica.

Ou ainda um bate e volta na Praia do Forte, visitando o Castelo Garcia dÁvila, o único castelo medieval do Brasil.

Leia também:
O que fazer em Salvador (melhores passeios)
Onde se hospedar em Salvador (melhores bairros)

Litoral sul da Bahia (BA)

O litoral sul da Bahia está repleto de atrações e experiências únicas. A região inclui cidades como Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, todos destinos incríveis.

Você pode escolher um deles, ou fazer como a gente, que tiramos 20 dias de férias e fizemos uma viagem de carro, de Porto Seguro até Prado, no extremo sul da Bahia, passando por todos os principais destinos da região.

Igreja centro histórico Porto Seguro
Centro histórico de Porto Seguro. Foto: Fui Ser Viajante

Porto Seguro é conhecida por sua cultura, sendo a cidade que marca o início da colonização portuguesa no Brasil, mas que também mantém viva as tradições dos índigenas que ainda habitam a região.

É uma cidade com boa estrutura de hotéis e de passeios (e também um destino muito famoso de carnaval).

As outras cidades da costa são conhecidas por suas deslumbrantes praias, e há tanto as opções de praias movimentadas, quanto de praias completamente desertas e rústicas.

praia da Barra de Caraíva.
Praia da Barra em Caraíva. Foto: Fui Ser Viajante

Nessa região, a chuva é bem distribuída ao longo de todo ano, por isso é sempre uma ótima época para visitar a região.

Confira nosso roteiro completo pelo sul da Bahia e planeje sua viagem por lá.

Aracaju (SE)

Aracaju é um excelente destino para aqueles que querem ter um experiência de visitar uma capital, mas sentir como se estivesse numa cidade pequena.

Não há falta de coisas para fazer, mas a atmosfera calma da cidade faz de Aracaju um dos meus destinos favoritos no Nordeste.

Cidades favoritas no Nordeste brasileiro - Aracaju
Orla da Praia de Atalaia. Foto: Fui Ser Viajante

A capital de Sergipe é um destino para aqueles que buscam uma mistura de história, cultura e experiências únicas.

O centro histórico é cheio de belos edifícios de estilo colonial. A cidade também tem algumas praias, como Atalaia e Mosqueiro, onde você pode relaxar ao sol ou fazer um passeio de barco.

Você também pode visitar o Museu da Gente Sergipana, para aprender mais sobre a cultura local.

Outra dica é passar algumas horas em um dos 3 Mercados Centrais da cidade, cheios de barracas coloridas que vendem artesanato e produtos alimentícios, como frutas frescas e outros produtos locais.

Leia também: Principais pontos turísticos de Aracaju

Não esqueça de provar a culinária local, com pratos típicos e preços muito atrativos, se comparado a outras capitais do Nordeste.

Você também pode aproveitar uma passagem da cidade para fazer um roteiro pelo interior, conhecendo Canindé do São Francisco e os Canions do Xingó.

Para onde viajar em março: destinos no sudeste

Rio de Janeiro (RJ)

É impossível discutir lugares para viajar em março no Brasil sem mencionar o Rio de Janeiro.

A cidade é conhecida por sua cultura vibrante e belas praias, que ficam ainda mais atrativas com o calor que faz na cidade durante a estação mais quente do ano.

Como visitar o Cristo Redentor

Em março no Rio de Janeiro, é comum que no final da tarde sempre caia uma chuva de verão, que geralmente passa rápido.

Se você pegar algum dia de chuva na sua passagem pelo Rio, aproveite para ver nossas dicas sobre o que fazer no Rio com chuva.

Mas atenção: março também tem o risco de possíveis tempestades de verão – e preciso te avisar que a cidade fica meio caótica nos dias que isso acontece, com riscos de alagamento.

Felizmente, essas grandes chuvas, quando acontecem, vem somente uma a duas vezes por ano, e a defesa civil da cidade costuma avisar com antecedência sobre a previsão.

Mas sem chuva, você pode curtir os passeios ao ar livre, que são os mais clássicos do Rio:

Aproveite também para conhecer atrações fora do roteiro turístico tradicional, que podem te surpreender, como a Ilha de Paquetá, a Ilha da Gigóia e algum dos vários museus do Rio de Janeiro.

Nos anos que o carnaval cai em março, aproveite para entrar na folia, com os inúmeros blocos de carnaval de rua, ou curtindo os desfiles na Marquês de Sapucaí.

Leia também:
O que fazer no Rio de Janeiro: roteiro de 3, 5 ou 7 dias
Onde se hospedar no Rio de Janeiro (melhores bairros)

Arraial do Cabo (RJ)

Arraial do Cabo é cidade da região dos lagos do Rio de Janeiro, a cerca de 2:40h da capital.

As praias da cidade são o seu maior atrativo, com águas cristalinas e vistas de tirar o fôlego. Conhecida como o Caribe brasileiro, Arraial do Cabo é um dos destinos de praia mais bonitos do país.

Cidades românticas no Rio de Janeiro - Arraial do Cabo
Foto: Thiago Freitas – MTUR

A região dos Lagos no Rio de Janeiro vive sua alta temporada no verão, quando as filas de congestionamento para chegar no litoral ficam gigantescas aos finais de semana.

Até o carnaval, muita gente aluga casas de temporada na região, o que aumenta muito a quantidade de pessoas em Arraial do Cabo (que é uma cidade bem pequena mesmo).

Para fugir das multidões, mas ainda assim aproveitar os dias bonitos e o calor do verão, a dica é viajar para Arraial do Cabo depois do carnaval.

A cidade fica menos lotada, e é possível aproveitar mais a infoestrutura, as praias e a experiência como um todo.

Arraial do Cabo oferece diversas atividades para os amantes da natureza: passeios de mergulho e snorkeling, excursões de pesca e passeios de barco são apenas alguns exemplos.

Você também pode fazer trilhas e passeios de quadriciclo, e descobrir paisagens realmente encantadoras.

Veja também:
– Reserve seus passeios em Arraial do Cabo

Búzios (RJ)

Búzios é um dos destinos de praia mais populares do Rio de Janeiro, a apenas 2,5 horas da capital. A cidade tem várias praias, para atender a diferentes perfis (lotadas, desertas, e até praia de naturismo!).

Leia também: Melhores praias de Búzios

Praia da Ferradurinha Búzios
Praia da Ferradurinha Búzios. Foto: Fui Ser Viajante

A cidade também fica na região dos lados, e da mesma forma que acontece com Arraial do Cabo, a alta temporada em Búzios vai até o carnaval, quando os preços costumam subir devido a alta procura.

Depois do carnaval, os preços costumam se tornar mais acessíveis e as praias menos lotadas.

Em Búzios você pode fazer passeios de barco para visitar pequenas ilhas e praias, pescar, andar de caiaque, surfar… Não faltam opções de atividades aquáticas. A cidade tem uma excelente infraestrutura para passeios.

Há também várias trilhas, mirantes e você pode se aventurar bastante pela região enquanto estiver por lá. Um final de semana não é suficiente para explorar todas as opções de passeios pela natureza em Búzios!

Para aqueles que preferem passeios mais “urbanos”, vale uma visita à famosa Rua das Pedras, que é a principal rua de Búzios, cheia de lojas, restaurantes e bares com música ao vivo.

Além de todas essas atrações, vale a pena mencionar que a cidade também tem agumas boates e casas de show, para os mais festeiros, e também hotéis boutique e spas, para quem busca relaxar em grande estilo.

Com tudo que a cidade oferece, Búzios é realmente um destino incrível para viajar no mês de março no Brasil.

Leia também:
Onde ficar em Búzios

Belo Horizonte (MG)

A capital de Minas Gerais é um destino interessante para visitar em março. O calor do verão já começa a ceder, e março não costuma ser uma época muito chuvosa na cidade.

O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

Belo Horizonte é uma cidade repleta de opções para o turismo: de museus a parques, um centro histórico cheio de atrativos, além de seus inúmeros restaurantes e bares.

Sabia que Belo Horizonte é a cidade com mais bares do Brasil?

Para os viajantes apaixonados por provar a comida local, Belo Horizonte tem uma tradição gastronômica que remonta ha séculos.

É conhecida por seus pratos tradicionais, como o feijão tropeiro, tutu à mineira e o tradicional torresmo.

Belo Horizonte também tem um número considerável de cervejarias locais, sendo um dos melhores destinos do Brasil para amantes de cerveja artesanal.

Por isso os amantes de cervejaria artesanal precisam dar uma olhada nos lugares para tomar cerveja artesanal em Belo Horizonte.

Vale também a pena incluir no roteiro um tour pela Lagoa da Pampulha e os atrativos que ficam ao seu redor (um verdadeiro circuito cultural!).

Também vale considerar fazer um passeio de 1 dia saindo de Belo Horizonte para visitar Inhotim, o maior museu ao ar livre do Brasil, que fica a cerca de 1:30h da capital.

Leia também:
O que fazer em Belo Horizonte MG
Onde se hospedar em Belo Horizonte (melhores bairros)

Brotas e São Pedro (SP)

Brotas e São Pedro são duas pequenas cidades no interior do estado de São Paulo, que ficam a apenas 1h de distância um do outro.

Cada vez mais, Brotas vem se firmando como um paraíso para os amantes de aventura e esportes radicais.

Conhecida por sua beleza natural, com rios, cachoeiras e corredeiras, a cidade tem o ecossistema ideal para esportes de aventura e contato com a natureza, como canoagem, rafting, rapel e mountain biking.

Por outro lado, Brotas também pode ser um destino interessante para aqueles que buscam descanso e relaxamento, pois a cidade conta com fontes termais e spas, com diversas opções de tratamentos.

Março é o último mês da temporada ideal para visitar Brotas (a época ideal vai de novembro a março).

Como os principais atrativos da região envolvem passeios em rios, cachoeiras e nascentes, visitar Brotas em meses que faz calor é essencial.

Nesses meses, o volume de água dos rios e cachoeiras também está mais alto, por conta das chuvas. Com isso, a vegetação fica mais bonito e os rios mais caudalosos.

Já na cidade de São Pedro, você pode conhecer o Thermas Water Park, um parque aquático com 4 milhões de m², com toda a infraestrutura para as férias em família.

Piscina de ondas, parque infantil, complexo de toboáguas, e atrações secas e molhadas divididas em 5 áreas temáticas. Cerca de 80% das atrações molhadas do parque usam águas quentes, uma característica da região.

Para onde viajar em março: destinos no sul

Foz do Iguaçu (PR)

Foz do Iguaçu é uma cidade no estado do Paraná, localizada na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai.

É lá que você vai encontrar uma das atrações naturais mais impressionantes do Brasil: as Cataratas do Iguaçu.

Como é a visita ao Parque Nacional do Iguaçu
Foto: Fui Ser Viajante

As quedas são formadas por diversas cascatas, que formam uma paisagem espetacular, com um volume de água impressionante, e arco-íris que se formam pela dissipação das gotículas de água no céu.

Para conhecer as cataratas, é preciso comprar o ingresso do Parque Nacional do Iguaçu. No passeio, você ainda tem a oportunidade de apreciar a fauna e flora impressionante da região.

Bem em frente ao Parque das Cataratas fica o Parque das Aves, outro atrativo interessante na cidade.

Foz do Iguaçu também oferece esportes de aventura, no famoso passeio Macuco Safari, que te leva até bem perto das quedas d’água.

Você pode aproveitar a proximidade com os países vizinhos e também conhecer:

  • a cidade de Puerto Iguazú (na Argentina), porta de entrada para quem vai conhecer as cataradas do lado argentino, e
  • Ciudad del Este, destino famoso para quem quer fazer compras no Paraguai.

Florianópolis (SC)

Florianópolis não é chamada de Ilha da Magia à toa. A capital do estado de Santa Catarina é um dos destinos mais interessantes do Brasil, com praias deslumbrantes, trilhas e uma cidade cheia de atrações culturais e históricas.

Melhores praias de Florianópolis
Foto: kherian por Pixabay

As praias de Florianópolis são a principal atração da cidade, e podem oferecer experiências que vão desde desde as praias animadas pelos beach clubs, praias com dunas e trechos de areia mais isolados, perfeitos para descansar.

Por falar em animação, Floripa é um destino ideal para os baladeiros. No verão, a ilha fica cheia de gente que vem curtir essa atmosfera animada (o trânsito pesado costuma vir junto com a multidão).

A cidade tem uma vida noturna vibrante, com muitos bares, casas noturnas e festas que lotam o calendário de eventos no verão.

Em março, a ilha começa a acalmar esse frenesi da alta temporada, então é um mês incrível para viajar para Florianópolis, ainda aproveitar o calor, mas sem tanta multidão.

Florianópolis também é um ótimo destino para quem busca passeios mais culturais, com um centro histórico cheio de atrativos, e também muitas atividades ao ar livre, com trilhas, passeios de barco e mais.

Leia também:
O que fazer no centro de Florianópolis

Porto Alegre (RS)

Porto Alegre é um destino interessante para quem procura um roteiro muita história e cultura.

O centro histórico da cidade está repleto de atrações, como o Mercado Público, a Praça da Liberdade e a Catedral Metropolitana.

Porto Alegre também se orgulha de sua excelente comida, com uma gama de restaurantes que oferecem a tradicional comida gaúcha, por vezes servida em restaurantes com show temático da cultura dos pampas.

A vida noturna na cidade também é movimentada, com muitos bares e casas noturnas.

A cidade costuma ter dias super quentes no verão, mas você pode aproveitar para viajar em março, quando a temperatura começa suavemente a ceder e você pode aproveitar melhor as atividades ao ar livre.

Vale dos Vinhedos (RS)

O Vale dos Vinhedos faz parte da rota romântica no Rio Grande do Sul e vem atraindo cada vez mais visitantes, sejam os apaixonados pelos vinhos produzidos na região, ou aqueles que vem em busca da beleza natural.

A região tem uma forte presença de imigrantes europeus, especialmente italianos, que trouxeram consigo os saberes para a plantação de uvas e produção de vinhos.

Nas cidades que formam o vale hoje se produz alguns dos melhores vinhos do Brasil, com muitas vinícolas em Bento Gonçalves, Garibaldi e outras cidades oferecendo tours e degustações.

E o mais especial de visitar essa região no mês de março é que você ainda pode participar da festa da vindima.

As atividades vão de janeiro a março, e precisam sempre ser agendadas com antecedência. Você pode participar da cerimônia de pisa das uvas, contação de histórias, visitação às caves e degustações orientadas.

Leia também: Temos um post com dicas para você conhecer a Rota romântica do Rio Grande do Sul, e a Lu do Let’s Fly Away tem um post sobre como conhecer o Vale dos Vinhedos de carro. Confira!

Destinos para viajar em março no Brasil: qual a sua escolha?

Com tantas opções, você conseguiu escolher para onde viajar em março no Brasil? Com certeza alguma das indicações que demos vai atender seu perfil de viajante.

Conta pra gente nos comentários qual foi o seu destino escolhido, e se puder, depois volta aqui para compartilhar com a gente como foi sua viagem para lá em março!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *