O que fazer em BH: principais atrações para um final de semana

Praça da Liberdade - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

O cheiro do pão de queijo com café! Toda viagem para Minas Gerais é a mesma coisa: comida boa, povo simpático e muita coisa bonita pra ver! Esse é o resumo perfeito sobre o que fazer em BH em um final de semana! Aproveitamos pra fazer tudo no melhor ritmo slow travel, curtindo a cidade sem pressa. Foi uma experiência incrível para uma primeira vez em BH!

Final de semana em Belo Horizonte: o que fazer por lá

Pra começar, é preciso dizer que um final de semana é muito pouco para tudo que BH tem para oferecer! Gastronomia, cultura, arte – em um final de semana a gente só consegue ter uma pequena amostra de toda beleza desse Belo Horizonte! Uma cidade planejada que conseguiu imprimir sua identidade sobre as ruas perfeitamente desenhadas e praças inspiradas em design europeu.
Mas se você também só tem um final de semana para curtir BH, saiba que há sim como aproveitar ao máximo o pouco tempo na cidade!

Ofertas de hospedagem! Escolha seu hotel em Belo Horizonte com o Booking.com

O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

Programe seu roteiro com as atrações imperdíveis de BH

Praça da Liberdade - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

Nosso roteiro em Belo Horizonte não teve correria. A gente sempre escolhe qualidade ao invés de quantidade – slow travel é o nosso negócio.
Demos uma olhada na lista de atrações de BH e escolhemos nossas atividades favoritas. O resultado foi um final de semana incrível! Veja o que a gente fez por lá!

Aproveite o clima das cervejarias

Cervejaria Wäls - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

Belo Horizonte nos surpreendeu com tanta cervejaria local de excelente qualidade (como a Wäls e a Cervejaria Backer), além de vários rótulos de cerveja artesanal que valem a pena experimentar. Outro destaque da cidade é a presença da única filial da América Latina da Hofbräuhaus, a famosa cervejaria alemã com sede em Munique.
O principal motivo da bossa viagem a BH foi o turismo cervejeiro, e podemos dizer que voltamos bem satisfeitos. Dá uma olhada nas cervejarias que visitamos em Belo Horizonte e veja se não vale a pena incluir um brinde com os amigos no seu roteiro na cidade!
Leia mais:
+ Onde beber cerveja em BH: três endereços para conhecer
+ Visita a Backer, a primeira cervejaria de BH

Visite a Praça da Liberdade e o circuito cultural

Praça da Liberdade - Cervejaria Wäls - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana
Praça da Liberdade - Praça da Liberdade - Cervejaria Wäls - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana
Memorial Vale BH - Praça da Liberdade - Praça da Liberdade - Cervejaria Wäls - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

A Praça da Liberdade é um dos maiores cartões-postais de Belo Horizonte, e não é pra menos. A praça é linda, com seus jardins desenhados com inspiração francesa, o corredor de palmeiras imperiais que conduz os visitantes até o emblemático Palácio da Liberdade, além das fontes e bonitos prédios históricos que rodeiam a praça.

Para deixar tudo mais interessante, essa praça que foi planejada desde a inauguração da cidade para ser o centro da vida social de BH viu os prédios históricos ao seu redor, que antes serviam a órgãos do governo, serem transformados em museus e centros de arte que hoje abrigam o maior centro cultural do país, com 15 atrações em funcionamento e mais algumas já planejadas.
Um lugar que reúne arte e cultura mineira, de Belo Horizonte para o mundo. Se quiser, pode passar todo o final de semana somente visitando as atrações do circuito cultural. Confira todas as atrações do circuito cultural da Liberdade e escolha a sua favorita para visitar!

Nós visitamos o Memorial Minas Gerais Vale, que funciona no antigo prédio da Secretaria de Fazenda de BH. Por lá, conferimos a história de Minas Gerais, contada com muita interatividade pela voz de grandes mineiros – poetas, fotógrafos, fazendeiros. Gente famosa e gente como a gente. A entrada é gratuita e vale a pena tanto pela arquitetura quanto pelo rico acervo do museu.

As delícias do Mercado Municipal de BH

Quando visitamos uma cidade nova, sempre damos um jeito de visitar o mercado público. É um jeito incrível de fazer uma imersão na cultura, provar comidas típicas e ver a cidade a olho nu, como ela realmente é. A Belo Horizonte dos belo-horizontinos!
Em BH, o Mercado municipal não decepcionou. Movimento, variedade, animação. Desde os queijos dos mais variados, passando pelos temperos e chegando nas roupas e artesanato: vimos um pouquinho de tudo.
Aproveitamos para comer um tropeiro, uma das comidas de rua mais tradicionais em BH – e que estava uma delícia, por sinal. Dá pra entender porque o mineiro adora tanto essa receita, a ponto de modificar o cardápio FIFA para que o tradicional tempero fosse servido no Mineirão durante os jogos da Copa. Tradição é tradição, né não?

Curtir o Parque Municipal e a feira da Avenida Afonso Pena

Parque Municipal - Memorial Vale BH - Praça da Liberdade - Praça da Liberdade - Cervejaria Wäls - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana
Parque Municipal - Memorial Vale BH - Praça da Liberdade - Praça da Liberdade - Cervejaria Wäls - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

Como tudo em BH foi planejado, não podia faltar espaço para uma enorme área verde na cidade. Esse é o parque municipal, com 3 lagos, vários espaços para recreação de adultos e crianças, que podem andar de bicicleta, remar em um barquinho ou só estender uma canga e relaxar na grama!


Demos uma boa volta no parque e foi ótimo pra relaxar – mas também pra ver que infelizmente muito dos espaços públicos de BH (assim como vem acontecendo em outras capitais) está sendo ocupado por pessoas em situação de rua. Uma situação meio preocupante, que faz a gente pensar sobre o futuro das nossas cidades né?
Se você está procurado o que fazer em BH em um domingo, aqui está sua resposta. Deu pra combinar nossa visita ao Parque Municipal com uma volta na feira da Avenida Afonso Pena, que acontece todo domingo bem em frente à entrada principal do parque.
A feira funciona das 6h-14h e é enorme! Você pode comer um pastel de feira, ou aproveitar para experimentar o tradicional tropeiro de Minas. Mas a feira é muito mais: roupas, artesanato, bijuterias, bolsas de couro. Tem de tudo e é enorme! Cansei de andar pelos corredores cheios de gente antes de terminar de explorar todas as opções! Mas se você procura por compras em BH, a feira da Afonso Pena pode ser uma excelente opção pra você!

Conhecer o Complexo Arquitetônico da Pampulha

Pampulha em BH - Memorial Vale BH - Praça da Liberdade - Praça da Liberdade - Cervejaria Wäls - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

Se dá pra dizer que JK e Niemeyer tiveram um ensaio antes da construção de Brasília, isso aconteceu aqui em BH, na construção do complexo arquitetônico da Pampulha.
Projetado para combinar natureza, arquitetura e arte, o complexo da Pampulha foi idealizado para ser mesmo um complexo, um conjunto único. A obra mais conhecida, a igreja de São Francisco, com arquitetura de Niemeyer e painéis de Cândido Portinari, é apenas uma das obras do circuito.

A volta completa na lagoa da Pampulha vai nos apresentado as demais atrações ao longo dos seus 18 km. As curvas e desenhos de Niemeyer se misturam e se unificam com o espelho d’água da lagoa. O iate tênis clube de BH, que mais parece um barco a se lançar nas águas da Pampulha, a Casa do Baile, com jardins desenhados por Burle Marx (hoje Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design) e o antigo cassino (onde hoje funciona o Museu de Arte da Pampulha) também faziam parte do projeto inicial.
Hoje foram incorporados no circuito dos visitantes o zoológico e os estádios do Mineirão e Mineirinho, além da Casa de Juscelino Kubitschek (transformada em museu). O pessoal do blog Coisos on the Go fez um excelente relato sobre como é a visita à Casa Kubitschek, vale conferir.
Dá pra passar um dia inteiro só passeando pelos atrativos do complexo arquitetônico da Pampulha. Por isso, para caber em um final de semana, escolha as atrações que quer visitar.
A volta completa na lagoa exige grandes deslocamentos. A maior parte das atrações pode ser que visitada a pé se você tem tempo e disposição (exceto o museu de arte, que fica muito afastado das demais atrações). Um jeito mais fácil de se deslocar na Pampulha são as bicicletas alugadas no local pelo sistema Mobilicidade, que funciona em toda BH.
Outras opções são usar o carro ou a linha de ônibus municipal que faz o circuito da Pampulha.

Mirantes de BH

Mirante da Cervejaria Wäls - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana
Mirante da Praça do Papa em BH - O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

Para terminar o circuito do final de semana em BH, vale ir até um mirante e entender porque a cidade se chama Belo Horizonte.
Para isso, vale lembrar que a cidade foi projetada desde o começo para ser a nova capital de Minas Gerais.
Segundo o projeto original, a cidade seria circundada pela Avenida do Contorno, que margeia todo o centro da cidade. As ruas foram projetadas de forma que os quarteirões tem tamanho determinado, as ruas nascem, como raios de sol, das praças principais. Por isso, a cidade segue uma geometria e os cruzamentos sempre perfeitamente perpendiculares. Da pra imaginar que, isso visto do alto, é mesmo muito lindo né?
Visitamos três mirantes na cidade. O primeiro na entrada da cidade, nas margens da Avenida do Contorno (BR356, por volta do km 4). A primeira bela vista da cidade! O segundo mirante foi esse aqui da foto, no bairro Olho D’água, com a bela vista que o Ateliê Wäls oferece a quem vai até lá aproveitar as cervejas da casa.

E por último e mais bonito de todos, teve o mirante da Praça do Papa – a vista mais bonita de toda nossa visita a BH. Muita gente vai pra lá ver o por do sol na cidade, e da pra entender completamente porque. Uma praça ampla e bonita, com um enorme paredão de pedra de um lado e o melhor ângulo de BH vista de cima!

Ali pertinho da Praça do Papa dá pra você visitar o Parque das Mangabeiras (outra bonita área verde da cidade, que a Dani visitou em BH e contou pra gente). Outra atração ao lado da praça do Papa é a rua do Amendoim, que garante a diversão dos turistas que param o carro com freio de mão na pequena ladeira e ficam bobos ao ver que ele está “subindo a ladeira”.

O que fazer em BH:

O que fazer em Belo Horizonte - principais atrações para um final de semana

Em nossas viagens, a gente sempre prefere qualidade ao invés de quantidade. Em BH não foi diferente: escolhemos visitar menos atrações e aproveitar a cidade sem pressa em um final de semana.

Claro que não deu pra ver tudo! A capital de Minas é uma cidade charmosa, cheia de opções gastronômicas, históricas e culturais para conhecer. Com certeza, Belo Horizonte merece mais que um final de semana!

Com nosso roteiro sem pressa de um final de semana em BH, deu curtir o básico da cidade. É uma opção excelente para quem vai curtir BH pela primeira vez – com muitas possibilidade de ajustes e adaptações de acordo com sua preferência de viagem!

Tem mais tempo em BH? Que tal aproveitar para visitar o famoso museu Inhotim? Confira as dicas para visitar Inhotim do blog da Alyssa Prado! Ou estique na estrada e faça uma viagem pelas cidades de Ouro Preto, Tiradentes, Chapada Diamantina e Trancoso numa viagem só!

Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *