Fui Ser Viajante

Para onde viajar em outubro no Brasil

Para onde viajar em outubro no Brasil
Compartilhar

Escolher viajar em outubro no Brasil é uma boa pedida para quem quer fugir dos preços da alta temporada. Para quem prefere calor, alguns destinos já estão com as temperaturas mais quentes.

Para quem gosta mais do inverno, também é possível encontrar lugares onde o clima ainda continua ameno.

Leia também:
+ Para onde viajar em janeiro no Brasil
+ Seguro viagem nacional: quem precisa contratar?
+ Destinos para viajar na baixa temporada no Brasil
+ Festivais para conhecer no Brasil no inverno

Se você está buscando dicas de onde ir nas suas férias em outubro, este post está recheado de lugares para viajar no Brasil em outubro. Aqui você vai encontrar um destino perfeito pra você!

Organizamos as dicas por tipo de viagem, basta clicar e ver as sugestões com os melhores lugares para viajar em outubro de acordo com o seu perfil de viagem:

Lugares para viajar em outubro no Brasil

Listamos aqui algumas opções de destinos para conhecer em outubro, sejam belas praias, cidades românticas, viagem para fazer com crianças, lugares com grandes festas… tem para todos os gostos.

Para onde viajar em outubro no Brasil – Praias

Em outubro as praias não estão tão cheias e, embora ainda não seja oficialmente verão, o frio já passou e em alguns destinos o calor predomina, especialmente no Nordeste. Veja algumas sugestões:

– Porto de Galinhas, Pernambuco

A praia de Porto de Galinhas fica na cidade de Ipojuca, no litoral de Pernambuco, cerca de 60 quilômetros de Recife, de onde é possível pegar um ônibus, transfer ou alugar um carro.

Famosa por suas piscinas naturais de águas calmas e quentinhas, tem um dos cenários mais bonitos da região e é ideal para descansar e relaxar. Tem também outras possibilidades de passeios, como jangada e bugre.

Hotéis bacanas para se hospedar em Porto de Galinhas:
Pousada Pedras do Porto
Pousada Bom Vivant
Samoa Beach Resort
Laguna Beach Flat
Baía Branca

– Jericoacora, Ceará

A vila de pescadores no Ceará, com suas praias paradisíacas e muita natureza, virou destino queridinho de muitos viajantes. Mas é importante escolher a época certa para ir e fugir das chuvas.

Outubro é um período muito recomendado e costuma ter sol todos os dias. Algumas companhias aéreas já possuem voos diretos, mas a maioria das pessoas vai para Fortaleza e, de lá, segue de carro para Jericoacora.

Encontre os menores preços para aluguel de carro para ir a Jericoacoara

Hotéis bacanas para se hospedar em Jericoacoara:
Hotel Jeri
Jeri Pousada
Essenza Hotel
Villa Água de Coco
Pousada Jeribá

– Búzios, Rio de Janeiro

O verão costuma ser um período de chuvas intensas na Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro, onde estão praias como Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Em outubro o clima é bom, embora a água seja quase sempre fria.

Uma vantagem de Búzios é que suas praias atendem a diferentes perfis, das mais tranquilas às movimentadas. Em comum, o tom de azul do mar que encanta a qualquer pessoa!

Hotéis bacanas para se hospedar em Búzios:
Geribá Búzios Pousada
Pousada Abracadabra
La Chimère
Chez Pitu Praia Hotel
Pousada Bucaneiro

Destinos para viajar em outubro – Com crianças

Muitas crianças têm recesso escolar em outubro e, se a ideia é aproveitar a data para uma viagem com os pequenos, o melhor é buscar por destinos que tenham infraestrutura e atrativos infantis. Veja sugestões:

– Balneário Camboriú, Santa Catarina

O Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, fica na cidade de Penha, litoral de Santa Catarina. Mas Balneário Camboriú costuma ser a escolha de quem viaja para o local, por ter mais estrutura.

O aeroporto mais próximo é o de Navegantes. Mas também é possível chegar por Florianópolis ou mesmo se hospedar na capital e fazer um passeio de bate e volta.

Hotéis bacanas para se hospedar em Balneário Camboriú:
Santa Inn Hotel
Bella Camboriú
Reserva Praia Hotel
Marimar The Place
Pousada Villa Atlantica

– Caldas Novas, Goiás

Famosa por suas piscinas de água quente, Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo e se tornou um destino muito procurado por famílias, especialmente com crianças e pessoas mais velhas.

A maioria dos hotéis conta com uma infraestrutura que se assemelha a parques aquáticos, com atrativos para todas as idades. Há também a opção de visitar parques maiores.

Hotéis bacanas para se hospedar em Caldas Novas:
Enjoy Ilhas Do Lago Ecoresort
Taiyo Thermas Hotel
L’acqua diRoma
Ecologic Ville Resort
diRoma Fiori

– Ubatuba, São Paulo

Se a ideia é curtir uma praia, Ubatuba, no litoral de São Paulo, tem águas bem calminhas e ideais para levar os pequenos, como a Praia da Lagoinha, considerada uma das melhores para crianças no Brasil.

Outra vantagem da cidade é que no mês de outubro há poucas chances de chover, ao contrário do que acontece a partir de novembro e até o fim do verão.

Hotéis bacanas para se hospedar em Ubatuba:
Hotel Recanto das Toninhas
Pousada Kaliman
Hotel Coquille
UPG Hotel
Pousada Vovozinho

Destinos para viajar em outubro – Festas

Para quem está à procura de agito, algumas cidades brasileiras têm grandes festas que acontecem no mês de outubro. Veja três delas:

– Belém, Pará

Belém do Pará é um destino para quem gosta de cultura. O Círio de Nazaré é uma das celebrações católicas mais importantes do Brasil e atrai cerca de dois milhões de pessoas, entre moradores e turistas.

Independente da religiosidade, também é possível aproveitar o movimento gerado pela festa, com mais gente nas ruas e diversos eventos, feiras e shows, muitas vezes semelhante a um carnaval fora de época, mas com características típicas paraenses.

Hotéis bacanas para se hospedar em Belém do Pará
Ibis Style Batista Campos
Mercure Boulevard
Hotel Regente
Hotel Grão Pará
Belém Soft Hotel

– Blumenau, Santa Catarina

Como o próprio nome já sugere, outubro é mês da Oktoberfest, festa que, no Brasil, acontece na cidade de Blumenau e é a maior fora da Alemanha.

Destino certo para quem quer viver alguns dias de tradições alemãs, com comidas típicas, trajes regionais e muita, mas muita cerveja! O aeroporto mais próximo é o de Navegantes.

Hotéis bacanas para se hospedar em Blumenau
Ibis Budget
Plaza Blumenau
Hotel Glória
Slaviero Essential
Quality Hotel

– Rio de Janeiro, RJ

O Rio de Janeiro é um destino procurado e muito movimentado o ano todo. Mas, fora do verão, fica ainda mais agradável, com temperaturas não tão quentes e preços mais acessíveis.

Em outubro a cidade recebe também um dos maiores festivais de música, o Rock in Rio, com três dias de shows no primeiro fim de semana. Ótimo para quem quer unir turismo e agito em uma viagem só.

Hotéis bacanas para se hospedar em Rio de Janeiro:
Ipanema Inn
Ibis Botafogo
Américas Copacabana Hotel
Hotel Regina Flamengo
Hotel Praia Linda Barra

Destinos para viajar em outubro – Românticos

Os casais também podem aproveitar o clima ameno de outubro para visitar algumas cidades brasileiras que são muito charmosas e costumam atrair viajantes apaixonados. Veja sugestões:

– Tiradentes, Minas Gerais

A pacata cidade histórica mineira, com suas ruas de pedra e casinhas fofas, proporciona uma viagem no tempo em um cenário de filme romântico.

Tiradentes MG fica a cerca de 240 quilômetros do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. A melhor alternativa é ir de carro. De lá é possível fazer também um passeio de maria-fumaça até a vizinha São João del Rei.

Hotéis bacanas para se hospedar em Tiradentes:
Pousada Ouro de Minas
Pousada Villa Bizuca
Solar da Serra
Hospedaria Da Villa
Lis Bleu Pousada

– Campos do Jordão, São Paulo

Sempre presente nas listas de destinos românticos do Brasil, em outubro Campos do Jordão já não está mais tão fria como no inverno, mas as temperaturas continuam um pouco mais baixas, devido à localização no meio da Serra da Mantiqueira.

Além disso, a cidade fica mais vazia e com preços melhores. O aeroporto mais próximo é o de Guarulhos, na capital São Paulo.

Hotéis bacanas para se hospedar em Campos do Jordão:
Hotel Nacional Inn
Pousada da Pedra
Hotel Serra da Estrela
Hotel Savoy Excellence
Alpenhaus Pousada

– Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado é um dos principais destinos de inverno e muito procurado por quem quer curtir um clima de serra a dois. Como está localizada na Serra Gaúcha, costuma ter aquele clima “frio na medida certa” em outubro.

A melhor forma de ir é pelo Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, onde há ônibus, transfers e aluguel de carros. A cidade tem ótimos restaurantes para comer fondue e oferece também passeios a vinícolas da região.

Veja o que fazer em Gramado e comece a sonhar com esse que é um dos destinos românticos mais desejados do Brasil.

Hotéis bacanas para se hospedar em Gramado:
Hotel das Hortênsias
Wish Serrano
Pousada Vivenda dos Sonhos
Hotel Serrazul
Bavária Sport Hotel

Destinos para viajar em outubro – Outros

Mesmo quem não quer festa, nem praia, nem está viajando com criança ou está planejando uma viagem romântica a dois, pode encontrar lugares interessantes para onde viajar em outubro.

Veja mais alguns destinos para colocar no radar:

– Brasília, Distrito Federal

Essa aqui é uma ótima opção para onde viajar em outubro, mas que quase nunca ganha destaque como destino turístico.

A boa notícia é que conhecer Brasília vale a pena sim! E em outubro, o tempo na capital brasileira não está tão seco como nos meses anteriores, o que já melhora clima. As temperaturas variam, podendo ser mais frescas pela manhã e à noite, e mais quentes durante o dia.

Embora a cidade ofereça passeios como a visita guiada ao Congresso Nacional, engana-se quem pensa que a cidade se resume à política. Brasília tem museus, atrativos culturais e históricos, construções com arquitetura diferente, diversos bares e passeios ao ar livre, como o Lago Paranoá.

Hotéis bacanas para se hospedar em Brasília:
Windsor Plaza
Golden Tulip Alvorada
Quality Hotel & Suítes
Hotel Mercure Líder
Comfort Suítes

– Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais

O Inhotim é lindo em qualquer época do ano. O museu a céu aberto tem obras espalhadas em um grande espaço de muito verde, com diferentes espécies botânicas, lagos e galerias de arte.

Ele fica localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte MG. Desde o rompimento da barragem, em janeiro de 2019, o turismo na região vem caindo e a campanha “Abrace Brumadinho” quer atrair novamente os viajantes.

Onde ficar para visitar Brumadinho / Inhotim:
Estrada Real Palace
Pousada Estalagem do Mirante
Hostel LARes
Villa Domaso
Pousada Verde Villas

– Pantanal, Mato Grosso do Sul

Ao contrário da maioria dos destinos, onde as chuvas são um ponto negativo, no Pantanal o período chuvoso que começa em outubro é uma vantagem determinante.

Nessa época, os rios ficam mais bonitos e há uma maior possibilidade de ver animais como jacarés, além do clima que fica menos árido. O aeroporto de Campo Grande, capital do estado, é o mais próximo.

Onde ficar para visitar o Pantanal:
Portal Pantaneiro Hotel
Riviera Pantanal Hotel
Pousada Aguapé
Gran Odara Hotel
Pousada Rio Claro

 Viajar em outubro no Brasil: vale a pena?

Uma das principais vantagens da grande extensão territorial do nosso país é que isso possibilita diferentes escolhas de destino.

De norte a sul do Brasil, é possível encontrar opções para agradar a todos os perfis de viajantes, seja os que procuram para onde viajar em outubro no Brasil, ou aqueles que estão planejando as férias em qualquer outra época do ano.

Tenha certeza: o Brasil tem um destino esperando por você!

Comece a planejar sua viagem!

Escolhemos parceiros caprichados para te ajudar a transformar a sua viagem em realidade! E quando você faz suas reservas usando os links aqui do site, você apoia nosso conteúdo e faz o blog crescer cada vez mais! 😀   Reserve sua hospedagem no Bookingsão milhares de hotéis e pousadas, para todos os gostos e bolsos. Sem taxa de reserva, com programa de fidelidade (ganhe descontos a partir da 10a reserva) e com muitas opções de hospedagem com cancelamento gratuito!
  Aluguel de carro com a Rentcars: Para viajar no Brasil ou no exterior, sempre fazemos a cotação do aluguel de carro no site da RentCars, que compara o valor das locadoras locais e mostra rapidinho qual o melhor preço para nossas datas. Dá pra parcelar em 12 vezes e o pagamento é sempre em reais (sem IOF!)
  Seguro Viagem com a Real Seguros:  O site compara os diferentes planos e preços oferecidos pelas seguradoras, para você escolher facilmente qual o seguro viagem com melhor custo-beneficio. E clicando por esse link você ainda ganha até 16% de desconto em qualquer seguro do site (11% OFF + 5% para pagamento no boleto)
 Economize e pule a fila: Compre ingressos antecipados para as principais atrações do seu destino. Não perca tempo na fila. Se a atração é muito concorrida, vale garantir seu lugar antecipado! Compare e encontre os melhores preços de ingressos e tours: Tiqets e Get Your Guide

Foto em destaque: aavvital por Pixabay 

Sair da versão mobile