Fui Ser Viajante

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva?

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva

Foto: Fui Ser Viajante

Compartilhar

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva | Quando a gente vai arrumar a mala de viagem para o Rio de Janeiro, imediatamente pensa em sol, praia, bronze e calor (muuuuuito calor).

O que pouca gente lembra é da chuva no Rio de Janeiro, que é uma coisa bem comum por aqui em alguns meses do ano – especialmente no verão!

Leia também:
+ Roteiro Rio de Janeiro: 3, 5 ou 7 dias na cidade
+ Onde se hospedar no Rio de Janeiro, melhores bairros

Isso deixa muita gente em dúvida na hora de montar o roteiro, já que as atrações mais famosas do Rio são ao ar livre, e um dia de chuva no Rio de Janeiro acaba estragando o roteiro de muita gente.

Esse post vai te ajudar com algumas dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro com chuva. São 8 atrações deliciosas para aproveitar a Cidade Maravilhosa mesmo com chuva.

Vale saber: Quando chove no Rio?

A chuva no Rio de Janeiro aumenta no verão, de dezembro a março. Vai por mim: não foi a toa que Tom Jobim cantou “as águas de março fechando o verão”… Temos verões úmidos e bem chuvosos por aqui!

Com a chegada do outono, as chuvas vão diminuindo – e os dias de céu lindo ficam cada vez mais frequentes. De abril a junho, a chance de pegar um dia de chuva é bem menor. E tem mais: na minha opinião, essa é a melhor época para ver o por do sol no céu carioca.

Com o inverno, a chuva vai embora de vez. Os dias ficam frios e o banho de mar nas águas (hiper) geladas do mar carioca é coisa pra gente corajosa. O lado bom é que nesses meses não vai chover (quase) nada.

Mas não é regra absoluta, viu? Nos 8 anos que moro no Rio de Janeiro, peguei dois com invernos chuvosos: 2013 e 2019. De toda forma, não era uma chuva constante. Chovia um ou no máximo dois dias e depois o céu limpava.

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva?

Mas vamos ao que interessa, o motivo que te trouxe até aqui. Separei 15 programas que eu já testei e aprovei para fazer no Rio de Janeiro com chuva.

O que eu não recomendo se estiver chovendo no Rio: não faça trilhas, o terreno fica escorregadio e é até perigoso. Não invente de fazer um tour guiado pelo centro ou outro passeio ao ar livre (só se for um dia de garoinha, em dias de chuva forte melhor evitar).

Outra coisa que vale conferir (especialmente se você vier pra o Rio de Janeiro no verão) é o site da Defesa Civil RJ, onde eles notificam se há alguma tempestade prevista para a cidade nas próximas horas / dias.

Dependendo do nível de chuva, alguns lugares do Rio de Janeiro ficam alagados (o centro da cidade, por exemplo, sofre muito com isso) e nesses casos é melhor evitar qualquer tipo de passeio nas áreas atingidas.

E o que eu recomendo? Aqui vai minha lista de programinhas bacanas para um dia de chuva no Rio de Janeiro:

1 – Visita ao AquaRIO

A primeira dica sobre o que fazer no Rio de Janeiro com chuva é a visita ao AquaRIO.

O Aquário Marinho do Rio (AquaRIO) é o maior aquário da América do Sul, e um programão pra toda família – faça chuva ou faça sol.

Além dos tanques repletos de peixes multi-coloridos, o AquaRIO desenvolve atividades educativas e de conscientização sobre o universo marinho.

A grande atração é o túnel que passa por dentro do tanque principal (o Tancão), oferecendo aos visitantes uma experiência intensa, lado a lado com tubarões e outros animais. É muito legal!

Foto: Fui Ser Viajante

Em dias de chuva, muita gente opta pela visita ao AquaRIO, por isso a atração acaba ficando mais concorrida. Tente ir o mais cedo possível e tenha um pouquinho de paciência, porque a visita vale a pena!

2 – Tour guiado no Theatro Municipal

Atualização: Por conta da pandemia do coronavírus, as visitas presenciais ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro estão temporariamente suspensas.

O Theatro Municipal do Rio foi inaugurado em 1909, e está repleto de curiosidades históricas, além da arquitetura icônica, as obras de arte como esculturas e pinturas que decoram os salões.

É um dos edifícios mais importantes da cidade, e conhecer o teatro por dentro é uma oportunidade maravilhosa para cariocas e turistas.

O Theatro Municipal do Rio já foi palco de renomados artistas nacionais e internacionais.

Mesmo que você não tenha a oportunidade de ver uma apresentação no suntuoso salão de espetáculos, fazer a visita guiada é uma excelente oportunidade de conhecer o teatro mais a fundo – além de ser uma ótima dica de passeio para quem procura o que fazer no Rio de Janeiro com chuva.

Leia mais: Como é a visita ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro

3 – Chá da tarde na Confeitaria Colombo

Atualização: Por conta da pandemia do coronavírus, o buffet de chá na Confeitaria Colombo está temporariamente suspenso. O serviço a la carte continua funcionando normalmente.

A Confeitaria Colombo é outro clássico do centro do Rio de Janeiro. A casa foi fundada em 1894 na rua Gonçalves Dias, e seus majestosos salões já receberam inúmeras celebridades, políticos, artistas e turistas.

A Confeitaria Colombo abre de segunda a sábado, e você pode passar no salão pra tomar um café e quem sabe fazer um lanchinho enquanto passa pelo centro do Rio de Janeiro em um dia de chuva (cuidado que os preços não são lá muito baratos).

Mas o grande charme da confeitaria é o seu tradicional buffet de chá da tarde, servido no salão em algumas datas do mês (veja a agenda disponível no site da confeitaria).

O buffet custa $73 por pessoa, e o mais indicado é fazer reserva por e-mail (Reservas: contato@confeitariacolombo.com.br).

4 – Visitar um museu no Rio de Janeiro

Atualização: Por conta da pandemia do coronavírus, muitos museus do Rio de Janeiro estão temporariamente fechados. Consulte o site de cada museu para verificar o funcionamento.

Um outro programa que gosto muito de fazer quando está chovendo no Rio de Janeiro é visitar um dos museus da cidade.

O Rio de Janeiro tem muitos museus, para todos os gostos e temas. Grande parte deles pode ser visitado de forma gratuita, e vários ficam localizados bem perto um do outro (como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio), e você pode combinar as visitas em mais de um museu no mesmo dia.

Foto: Fui Ser Viajante

Para quem está procurando dicas sobre o que fazer em um dia de chuva no Rio de Janeiro, vale a pena conferir nosso post sobre como visitar de graça os principais museus do Rio de Janeiro e escolher um (ou vários) pra visitar.

5 – Maracanã tour

Atualização: Por conta da pandemia do coronavírus, o tour do Maracanã está temporariamente suspenso.

Sabia que é possível visitar o principal estádio de futebol do Brasil em um tour que vai te levar pra conhecer não só o gramado, mas também os vestiários, as cabines de imprensa e muito mais?

O tour Maracanã é super interativo, rende ótimas fotos e é um passeio bacana para fazer em qualquer clima – por isso entra como mais uma dica de passeio para fazer no Rio se estiver chovendo.

6 – Real Gabinete Português de Leitura

Outra joia escondida no centro da cidade, que rende um ótimo passeio quando está chovendo no Rio de Janeiro, é o Real Gabinete Português de Leitura.

A beleza arquitetônica do edifício é de tirar o fôlego. Embora seja um prédio aparentemente simples por fora, quando você entra a coisa se transforma. Dá pra dizer que você se transportou para uma biblioteca europeia, ou quem sabe Hogwarts…

Muita gente usa o salão de leitura como lugar de estudos, por isso não é permitido fazer barulho durante a visita – mas as fotos estão liberadas e o passeio é gratuito!

7 – Fábrica Bhering

Totalmente fora do circuito turístico do Rio, a antiga Fábrica Bhering não é muito conhecida nem mesmo entre os cariocas, mas se destaca na cena cultural-alternativa da cidade como um centro cultural bacana demais para conhecer no Rio de Janeiro.

A história do lugar é muito curiosa – a construção na Zona Portuária foi inaugurada em 1808 como a primeira fábrica de chocolates do Brasil.

Hoje, com a fábrica desativada, as salas e galpões foram alugados para lojas e artistas, dando nova vida ao prédio, que se transformou numa enorme galeria de arte, repleta de ateliês, livraria, escritórios de arquitetura e lojas.

Também é muito comum acontecem eventos por lá, especialmente em alguns sábados do mês, quando o pátio fica cheio de food trucks, cervejarias locais e muita música.

Veja nosso post completo sobre a Fábrica Bhering

8 – Aula de culinária no Rio de Janeiro

Uma outra coisa muito bacana para fazer no Rio de Janeiro em dia de chuva é uma aula de culinária, para aprender a preparar algum dos pratos típicos da cidade.

Nesse post aqui eu contei como foi a minha experiência em uma aula de culinária no Rio de Janeiro com a empresa Cook in Rio.

A aula é procurada principalmente por turistas estrangeiros querendo aprender mais sobre a cultura do Brasil – e a preparar caipirinhas, lógico!

Mas eu como brasileira também me diverti muito preparando tudo e depois compartilhando o jantar preparado pelo grupo. É uma experiência muito interessante e uma ótima opção para quem procura o que fazer no Rio de Janeiro em dia de chuva.

Rio de Janeiro com chuva: tem mais algum lugar pra indicar?

Por mais que à primeira vista uma viagem ao Rio de Janeiro tenha tudo a ver com o sol e passeios ao ar livre, às vezes a chuva pega a gente de surpresa, né?

Se esse for o seu caso, espero que esse post te ajude com boas dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro com chuva.

E se você tiver mais alguma dica para curtir o Rio de Janeiro em dia de chuva, deixa sua dica aqui nos comentários que vou ficar feliz de atualizar esse post com sua sugestão!

Comece a planejar sua viagem!

Escolhemos parceiros caprichados para te ajudar a transformar a sua viagem em realidade! E quando você faz suas reservas usando os links aqui do site, você apoia nosso conteúdo e faz o blog crescer cada vez mais! 😀   Reserve sua hospedagem no Bookingsão milhares de hotéis e pousadas, para todos os gostos e bolsos. Sem taxa de reserva, com programa de fidelidade (ganhe descontos a partir da 10a reserva) e com muitas opções de hospedagem com cancelamento gratuito!
  Aluguel de carro com a Rentcars: Para viajar no Brasil ou no exterior, sempre fazemos a cotação do aluguel de carro no site da RentCars, que compara o valor das locadoras locais e mostra rapidinho qual o melhor preço para nossas datas. Dá pra parcelar em 12 vezes e o pagamento é sempre em reais (sem IOF!)
  Seguro Viagem com a Real Seguros:  O site compara os diferentes planos e preços oferecidos pelas seguradoras, para você escolher facilmente qual o seguro viagem com melhor custo-beneficio. E clicando por esse link você ainda ganha até 16% de desconto em qualquer seguro do site (11% OFF + 5% para pagamento no boleto)
 Economize e pule a fila: Compre ingressos antecipados para as principais atrações do seu destino. Não perca tempo na fila. Se a atração é muito concorrida, vale garantir seu lugar antecipado! Compare e encontre os melhores preços de ingressos e tours: Tiqets e Get Your Guide
Sair da versão mobile